Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil é um dos países que “sobrevivem” e que “ficaram ricos” impondo tarifas sobre as importações americanas. Em uma entrevista publicada nessa sexta-feira (25) pela Time Magazine, o presidente americano disse que consideraria uma “vitória total” se daqui um ano os EUA ainda cobrarem tarifas altas sobre os produtos estrangeiros que chegam ao país.
Segundo Trump, se isso acontecer “o país (EUA) estará ganhando uma fortuna”.
“Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia — a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos”, disse.
Trump indicou, porém, que os EUA devem finalizar dezenas de acordos comerciais com os países que foram tarifados nas próximas semanas.
O presidente considera que, se não foram cobradas altas taxas sobre os produtos estrangeiros, nenhuma empresa mudaria sua produção para os EUA — que é o objetivo de Trump.
“Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se elas fizerem seus produtos aqui”, afirmou Trump. “Você ainda não percebe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo.”
Trump também garantiu, mesmo sem citar números exatos e fontes, que, com o tarifaço, os EUA estão arrecadando “bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca arrecadamos antes”.
De acordo com o presidente, os EUA são “a maior loja de departamentos da história” e “todo mundo quer tirar coisas de lá”. “Eles vão entrar e vão pagar um preço por pegar nosso tesouro, por tirar nossos empregos, por fazer todas essas coisas.”
“Mas o que eu estou fazendo com as tarifas é o seguinte: as pessoas estão vindo e estão construindo em níveis que você nunca viu antes. Temos 7 trilhões de dólares em novas plantas, fábricas e outras coisas, investimentos vindo para os EUA”.
Governo caótico
Em outra frente, uma pesquisa divulgada pelo jornal americano New York Times e pelo Siena College indica que a maior parte dos americanos classifica o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como caótico (66%) e assustador (59%). Para 42%, o novo mandato do republicano é animador.
Foram ouvidos 913 eleitores em todos os Estados Unidos entre os dias 21 e 24 de abril. A margem de erro da pesquisa não foi divulgada.
Veja abaixo a porcentagem de eleitores que disseram as seguintes palavras para descrever o 2º mandato de Trump:
– Caótico: 66%;
– Assustador: 59%;
– Animador: 42%.
Segundo o NYT, os eleitores acreditam que Trump está “exagerando em seus esforços agressivos para expandir” o seu poder, e eles têm “dúvidas sobre algumas das suas agendas” de governo.
Trump tomou posse para o seu segundo mandato no dia 20 de janeiro de 2025, após vencer Kamala Harris na eleição presidencial do ano passado.
Em três meses, ele implementou um tarifaço contra todo o mundo, retirou o país da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ampliou a deportação de imigrantes ilegais, entre outras ações.
A mesma pesquisa mostra que o trabalho de Trump é reprovado por 54% dos americanos e aprovado por 42%.