“Faça a Argentina grande de novo!” Foi assim, parafraseando o próprio slogan, que Donald Trump cumprimentou Javier Milei no primeiro encontro entre os dois – ocorrido no sábado (24), em Washington (EUA).
Os dois se encontraram pessoalmente pela primeira vez durante a Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC) em Washington. O evento também contou com a presença de outros nomes da ultradireita internacional, como o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.
Durante discurso, Trump teceu elogios a Milei. Em dezembro, quando o economista venceu a disputa pela Casa Rosada contra o candidato do peronismo, Sergio Massa, o magnata o parabenizou pela vitória.
“O presidente da Argentina, que tem recebido muita publicidade, ele é um grande cavalheiro! Ele é MAGA, Make Argentina Great Again, é verdade”, disse Trump em meio a aplausos.
Um dos palestrantes do evento, Milei repetiu sua fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, declarando que “o Ocidente está em perigo devido ao avanço das ideias socialistas”.
“Não deixem o socialismo avançar. Os socialistas arruínam nossas vidas”, disse Milei. “A aberração acontece em nome da justiça social. Como diz o grande Jesús Huerta de Soto, a justiça social é violenta e injusta, ou seja, não é justa, nem social, nem nada, é uma aberração”, destacou, ao citar um economista espanhol.
A mensagem foi clara: “Não apoiem a regulação, não apoiem a ideia de falhas de mercado, não permitam o avanço da agenda assassina do aborto e não se deixem levar pelo canto da sereia da justiça social”. “Eu venho de um país que comprou todas estas ideias estúpidas” e de ser um “dos mais ricos do mundo, agora está no 140º lugar”, afirmou.