Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de agosto de 2019
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (9), que concorda com a oposição de Kim Jong-un aos exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, depois de receber mais uma carta do líder da Coreia do Norte. Além disso o Presidente afirmou que Kim Jong-un fez um “pequeno pedido de desculpas” pelos recentes testes de mísseis balísticos conduzidos por seu governo. O pedido foi feito por meio de uma carta.
“Foi um pequeno pedido de desculpas por testes de mísseis de curto alcance e [Kim Jong-un disse] que estes testes parariam quando os exercícios conjuntos [entre Seul e Washington] terminassem”, afirmou Trump no Twitter.
In a letter to me sent by Kim Jong Un, he stated, very nicely, that he would like to meet and start negotiations as soon as the joint U.S./South Korea joint exercise are over. It was a long letter, much of it complaining about the ridiculous and expensive exercises. It was…..
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 10, 2019
Desde o último dia 25 de julho, a Coréia do Norte realizou quatro rodadas de lançamentos de mísseis que incluíam foguetes balísticos de curto alcance, de acordo com a primeira análise das forças sul-coreanas. Em seu último encontro, na fronteira inter-coreana, Trump e Kim concordaram em reativar o diálogo sobre a desnuclearização da Coréia do Norte, mas até agora isso não aconteceu.