Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2025
Presidentes dos EUA (D) e da Rússia conversaram por telefone nesta quarta-feira (12)
Foto: ReproduçãoDonald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (12) que teve uma ligação “longa e muito produtiva” com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e que ambos decidiram trabalhar juntos e iniciar negociações sobre a guerra na Ucrânia.
“Acabei de ter uma longa e altamente produtiva conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Cada um de nós falou sobre as forças de nossas respectivas nações e os grandes benefícios que, um dia, teremos ao trabalhar juntos. Mas primeiro, como ambos concordamos, queremos parar os milhões de mortes que estão acontecendo na guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin até usou meu forte lema de campanha: “SENSO COMUM”. Concordamos que nossas equipes iniciarão negociações imediatamente e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa — algo que farei agora mesmo”, afirmou Trump.
A conversa ocorreu no mesmo dia em que houve uma troca de prisioneiros entre EUA e Rússia. Os russos liberaram o professor Marc Fogel e, em contrapartida, os americanos libertaram um cidadão russo.