Domingo, 30 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump sobe o tom sobre seu plano de controle da Groenlândia: “Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela”

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos meses, Trump tem feito várias declarações sobre a Groenlândia. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra a Groenlândia nessa quarta-feira (26). Em entrevista ao podcaster Vince Coglianese, ele afirmou que os americanos “têm que ficar” com o território.

Nos últimos meses, Trump tem feito várias declarações sobre a Groenlândia. Apesar de ter um governo autônomo, a ilha ainda pertence à Dinamarca e discute um possível processo de independência.

O presidente americano argumenta que a Groenlândia poderia abrigar infraestrutura militar para monitorar ou impedir ataques vindos da Rússia ou da Europa. A ilha também é rica em recursos naturais.

“Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela”, afirmou. “Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela.”

A declaração foi feita dois dias antes da viagem do vice-presidente, J.D. Vance, ao território. Vance visitará a Groenlândia na sexta-feira (28), mesmo sem um convite oficial.

Segundo a Casa Branca, o vice-presidente conhecerá a base militar americana na ilha. A delegação inclui a esposa dele, Usha Vance, o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o secretário de Energia, Chris Wright.

Os governos da Dinamarca e da Groenlândia criticaram a visita. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que os EUA estão exercendo uma “pressão inaceitável” sobre a ilha.

“Devo dizer que é inaceitável que a pressão seja colocada sobre a Groenlândia e a Dinamarca nessa situação. E é uma pressão à qual resistiremos”, disse.

Já o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como “interferência estrangeira” e se recusou a se reunir com a delegação americana.

“É necessário ressaltar que nossa integridade e nossa democracia devem ser respeitadas sem qualquer interferência estrangeira”, disse.

Coberta em 80% por gelo e com 57 mil habitantes, a Groenlândia é a maior ilha do mundo e possui hidrocarbonetos e minerais importantes para a transição energética.

Trump já expressou em várias ocasiões o desejo de assumir o controle da Groenlândia e não descarta o uso da força para isso.

No dia 13 de março, durante um encontro com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o republicano foi questionado sobre a possibilidade de anexar a Groenlândia aos EUA por um repórter. Na ocasião, ele afirmou que a aquisição seria importante para a “segurança internacional”, não só dos EUA.

“Acho que vai acontecer. Precisamos disso para a segurança internacional. Temos muitos dos nossos ativos favoritos navegando pela costa e temos que ter cuidado”, afirmou.

Na segunda-feira (24), Trump voltou a dizer que os EUA devem assumir a Groenlândia, dizendo que a ilha era importante para a segurança nacional do país. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Moradores da Groenlândia se unem contra os Estados Unidos, com Trump de olho no Ártico
Flórida quer liberar trabalho noturno a quem tem mais de 14 anos, para substituir imigrantes ilegais
https://www.osul.com.br/trump-sobe-o-tom-sobre-seu-plano-de-controle-da-groenlandia-odeio-colocar-dessa-forma-mas-temos-que-ficar-com-ela/ Trump sobe o tom sobre seu plano de controle da Groenlândia: “Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela” 2025-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar