O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (19) que está considerando proibir a entrada de viajantes do Brasil, que tem o terceiro maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus do mundo. “Estamos considerando isso”, disse Trump na Casa Branca, segundo a agência Reuters.
“Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores… O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”, acrescentou Trump.
Em dia 28 de abril Trump já havia sugerido o mesmo quando disse que acompanhava “de perto” o que chamou de “surto sério” de novo coronavírus no Brasil.
“O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”, disse Trump na ocasião.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, estava na reunião com Trump e disse que ainda não via necessidade de suspender de vez os voos de Miami e Fort Lauderdale ao Brasil. Porém, o presidente insistiu: “Se precisar [interromper voos], nos avise”.