Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 6 de março de 2016
Um tubarão da espécie Pseudotriakis Microdon foi capturado por biólogos marinhos que participaram de uma pesquisa de marcação de criaturas marinhas. Essa é a segunda vez que o peixe, que pode chegar até 3 metros de comprimento, é encontrado nas águas em torno da Escócia.
Um porta-voz do Scottish Shark Tagging Programme (Programa Escocês de Marcação de Tubarões, em tradução livre) disse que o animal de aparência estranha tem 2 metros e pesa 60 quilos. “Eu fiquei bastante surpreso quando colocamos ele em nosso barco. Nós não víamos um desses há dez anos. Não é exclusivo da Escócia, mas é interessante ter a chance de observar uma criatura grande e diferente como essa”, disse Francis Neat, um dos membros da equipe.
Os pesquisadores rapidamente mediram e pesaram o animal e, em seguida, o devolveram ao mar. O nome científico do animal foi dado devido às fileiras de dentes minúsculos em grande quantidade em sua boca. Os animais dessa espécie geralmente vivem em profundidades de até 1.400 metros. Eles já foram encontrados em várias partes do mundo como Canadá, Brasil, Portugal, Islândia, Nova Zelândia, Havaí e Japão.