Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Tubarões “tuiteiros” ganham a simpatia de internautas

Compartilhe esta notícia:

Lydia, Katharine e Mary Lee: tubarões brancos fazem sucesso no Twitter e chamam atenção para a preservação da espécie. (Crédito: Reprodução)

Três tubarões brancos fêmeas estão fazendo o maior sucesso no Twitter. Juntas, @MaryLeeShark, @Shark_Katharine e @RockStarLydia têm mais de 68 mil seguidores na rede social.

Mary Lee se descreve como “um tubarão branco cruzando a Costa Leste dos Estados Unidos”. Já Katharine se define como uma “garota incompreendida, mas atrevida, que só quer comer uns peixes”. Ambas são monitoradas através de sensores pela ONG Ocearch, especializada na proteção de grandes predadores marinhos, que também acompanha outras dezenas de tubarões. Os internautas podem ver a localização das “meninas” a qualquer momento no site Ocearch.org.

Mary Lee tem 50 anos, mede 4,9 metros e pesa mais de 1,5 tonelada. Ela ganhou um sensor que monitora seus trajetos pelo Oceano Atlântico em setembro de 2012. Desde então, a Ocearch acompanha suas atividades, e mais de 35 mil pessoas a seguem no Twitter. No momento, o animal passeia perto de Nova York (EUA). Ela foi batizada Mary Lee em homenagem à mãe de uma das líderes de expedição da Ocearch. “Meus pais fizeram tanto por mim. Esperei por muito tempo por um tubarão especial para dar o nome de minha mãe, e ela é realmente o peixe mais incrível que eu já vi”, explicou a pesquisadora Chris Fischer. Além de nadar e comer peixes, Mary Lee adora responder às perguntas dos internautas.

Nadando agora perto da Flórida, Katharine ganhou seu monitor em agosto de 2013 na Baía de Cape Cod, no Estado de Massachusetts, mesmo local onde a “amiga” Mary Lee foi vista pela primeira vez. A mocinha é mais nova que a companheira e ainda não é considerada um tubarão adulto. Mede 4,2 metros e pesa pouco mais de 1 tonelada. Seu nome é uma homenagem à compositora Katharine Lee Bates (1859 a 1929), famosa em Cape Cod.

Seus comentários bem-humorados no Twitter também fazem dela uma webcelebridade. Ao ver a foto de um menino segurando um livro sobre tubarões, Katharine comenta: “Que bela maneira de apresentar esses pequenos humanos aos tubarões! Apesar dessa foto ser um pouco assustadora”.

Já ao ler a manchete de jornal “Mãe de quatro filhos que pesa 54 quilos come três bifes de 3 quilos em 20 minutos e ganha 5 mil dólares”, Katharine é rápida: “Essa é das minhas!”.

Um pouco menos popular no Twitter, Lydia, com apenas 14 mil seguidores, se tornou o primeiro tubarão branco já registrado a atravessar o Atlântico. Seu perfil na rede, @RockStarLydia, deixa claro a grandiosidade de seus feitos: ela já visitou o Canadá e, agora, está pertinho das Bahamas. Ao todo, nadou mais de 56 mil quilômetros.

A intenção dos pesquisadores com as páginas de Katharine e Lydia (a de Mary Lee foi criada por um internauta sem ligação com o instituto) é despertar a simpatia dos internautas e desmistificar os tubarões como criaturas agressivas. Geralmente, esses animais não caçam humanos e, quando topam com algum banhista, dão apenas a chamada “mordida exploratória”, para descobrir se aquele objeto que está agitando a água é um alimento. Ao perceber que não se trata de um peixe, o animal costuma soltar a presa. O problema é que, muitas vezes, essa mordida investigativa causa um enorme estrago… Por conta da imagem de criaturas diabólicas, os tubarões não costumam ganhar a empatia dos humanos, mas a verdade é que eles precisam mais de salvação do que nós. De 75 a 100 milhões de tubarões são mortos todo ano na China porque suas barbatanas são o ingrediente mais saboroso de uma sopa popular no país. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bill e Hillary Clinton ganharam 25 milhões de dólares por palestras e discursos
Inscrições para o vestibular de inverno da PUCRS estão abertas
https://www.osul.com.br/tubaroes-tuiteiros-ganham-a-simpatia-de-internautas/ Tubarões “tuiteiros” ganham a simpatia de internautas 2015-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar