Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Tudo explicado

Compartilhe esta notícia:

Evento gratuito em Porto Alegre promete inspirar empresários a atingirem bons resultados. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os dados são oficiais: de 2008 a 2015, as despesas do governo federal aumentaram 51 por cento, enquanto as receitas não cresceram mais do que 14,5 por cento. Neste ano, os gastos subirão 11,5 por cento em relação ao do ano passado, ficando 4,5 pontos percentuais acima da inflação projetada de 7 por cento. O déficit de 170 bilhões de reais no orçamento de 2016 é resultado da rota escolhida.

NO REINO DAS DENÚNCIAS

O País está sob forte tempestade e o barco corre o risco de ficar à deriva. O comandante passa a ser o ex-senador Sérgio Machado, que promove e destitui ministros.

O QUE ACHAVA

Políticos que recusaram ofertas de dinheiro de Machado relatam sobre sua tranquilidade e segurança. Quando abordava peixe graúdo e não obtinha êxito, terminava a conversa com a frase: “Deixa de ser trouxa. Ninguém jamais descobrirá e eu sou confiável.”

DESCARTADA

A mordida não será consumada: contrariando o governo afastado, o presidente Michel Temer encaminhará ao Congresso novo projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária para 2017. Vai excluir a criação da CPMF que arrecadaria 33 bilhões de reais.

 POLÊMICA À VISTA

O deputado Jorge Pozzobom está propondo ao Ministério Público a inclusão do governo anterior como réu da ação que cobra da Fifa e do Internacional os 22 milhões e 100 mil reais gastos nas estruturas temporárias da Copa. Alega que o Executivo, em 2014, foi o responsável direto pelo prejuízo causado aos cofres públicos, quando apresentou projeto de lei que abria mão de receitas estaduais para investir no Estádio Beira-Rio.

À ESPERA

O silêncio é constrangedor: esperava-se que as entidades representativas dos funcionários da Petrobras reagissem ao ataque a seus cofres. Sempre defenderam com veemência o patrimônio da estatal.

GRANDE SUCESSO

A 17 junho de 1946, estreou no extinto cinema Rex, da Rua dos Andradas, o filme ‘Um dia voltarei’, grande sucesso de bilheteria, com John Wayne. O PT mobiliza produção e apoiadores para a refilmagem. Atores protagonistas não faltam.

RÁPIDAS

* A linha de maior tráfego, neste momento, é de Porto Alegre a Brasília. São nomes e mais nomes para cargos do governo federal.

* Nova bomba a caminho: Marcos Valério decidiu fazer delação premiada. Está condenado a cumprir 37 anos de prisão.

* Eduardo Cunha também está na fila. Com a cassação prevista, bastará abrir o microfone à sua frente para a metralhadora disparar.

* Com a escassez de dinheiro para campanhas, vê-se que não só os automóveis têm motor a explosão. Certos políticos também e como reclamam.

* A reformulação está a caminho: a Empresa Brasileira de Comunicação passará a ser mais jornalística e menos chapa branca.

* Assistentes sociais assustadas com o que ouvem da maioria de adolescentes na periferia: o maior desejo é se tornar traficante de drogas.

* Com a elevação dos preços, doces e quitutes da tradicional festa junina têm sabor mais amargo este ano.

* A cartolagem está matando a paixão nacional: o futebol arte deu lugar aos negócios fraudulentos.

* Nos últimos anos, a famosa lei da oferta e da procura foi substituída pela regra do suborno e da procura.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Câmara blinda Safra e Trabuco
Delação mostra o “custo político” para fornecedores dos governos
https://www.osul.com.br/tudo-explicado/ Tudo explicado 2016-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar