Os habitantes de cidades e aldeias na costa oeste do Alasca começaram, no final de semana,a avaliação dos danos de uma das tempestades mais fortes a atingir a região em décadas.
Inundações e fortes vendavais foram registrados por moradores locais, atingidos pelos remanescentes de um ciclone tropical, o tufão Merbok, considerado como a pior tempestade a atingir o estado americano situado no extremo norte nos últimos 50 anos.
Na vila de Golovin, situada a 80 quilômetros a leste de Nome, relatos iniciais indicavam que até uma dúzia das 48 casas haviam sido inundadas com água devido a um tufão. A cerca de 400 quilômetros ao sul de Newtok, um terço da população de cerca de 200 pessoas procurou abrigo na escola local. Na cidade de Kotzebue, em uma região onde a menor temperatura anual pode chegar a 52 graus abaixo de zero, os moradores relataram que a pista inundada do aeroporto também estava coberta de detritos.
Em Nome, a casa de um morador foi vista flutuando em um rio, até ser parada embaixo de uma ponte. Testemunhas filmaram a moradia dentro do curso d’água.
Em toda a região, comunidades “centrais” como Nome, Kotzebue e Unalakleet, bem como as vilas menores e sem estradas conectadas, ainda sentiam a dor de ruas e casas inundadas, falta de energia e pistas de aeroportos embaixo d’água.