Os fortes ventos do tufão Noul deixaram nesta terça-feira (12/05) cinco feridos e milhares de casas sem luz em sua passagem pelo arquipélago de Amami, no sul do Japão, informou a emissora pública do país. Os fortes ventos de cerca de 180 km/h levantaram os telhados de uma dúzia de casas na ilha de Tokunoshima, no arquipélago citado, o que deixou cinco feridos.
No total, cerca de 5,6 mil imóveis estão sem luz nas ilhas Amami por causa da tempestade, segundo dados da empresa Kyushu Electric Power. Às 11h50min locais (23h50min de Brasília da segunda-feira), Noul, que foi classificado como tufão “forte”, se encontrava a cerca de 120 quilômetros ao nordeste da ilha de Tokunoshima e a aproximadamente 20 quilômetros ao norte de Oshima, a ilha mais povoada da região, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
O tufão, o sexto da temporada 2015 no Oceano Pacífico, se desloca a uma velocidade de aproximadamente 65 km/h rumo ao nordeste e está previsto que passe próximo das ilhas Kyushu e Shikoku. Além disso, o ciclone deve tocar o solo por volta das 21h locais (9h de Brasília) em Honshu, a ilha mais habitada do Japão. A agência meteorológica mantém para quase todo o país a advertência de fortes chuvas e também alertou sobre a possibilidade de deslizamentos de terra. Na segunda-feira, o tufão Noul deixou dois mortos e mais de 3,8 mil desabrigados em sua passagem pelo norte das Filipinas, mas perdeu força nas últimas horas.