Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2024
Segundo testemunhas, Clederson sofria com os efeitos da altitude desde o dia 11 deste mês
Foto: DivulgaçãoUm turista brasileiro de 37 anos morreu após passar mal durante uma viagem de trem no Peru. O professor Clederson Marques era natural de Franca (SP) e atuava na rede municipal de ensino de Orlândia (SP).
Ele seguia para Machu Picchu quando começou a reclamar de dores de cabeça e sonolência e desmaiou. O óbito foi constatado ainda no vagão na última sexta-feira (12).
O irmão do professor viajou ao Peru para cuidar dos trâmites legais e do traslado do corpo. A previsão é de que o cadáver chegue ao Brasil nesta quinta-feira (18). O velório e o sepultamento acontecerão em Franca.
Clederson e mais dois professores viajaram de férias para o país andino. O trio chegou a Lima no dia 6 de julho. No dia 10, eles desembarcaram em Cusco. No dia seguinte, Clebersom começou a sentir alguns sintomas por conta da altitude. Ele chegou a receber atendimento médico disponibilizado pelo seguro-viagem e foi medicado.
Os três professores estavam a quase 4 mil metros de altitude. Na sexta-feira, dia do passeio, Clederson optou por participar para ver se melhorava, uma vez que o trajeto os levaria a um ponto mais baixo. No trem, ele passou mal, convulsionou e teve uma parada cardiorrespiratória.
Em nota, a embaixada brasileira em Lima afirmou que “acompanha o caso” e que está em “contato com as autoridades locais”.