Ícone do site Jornal O Sul

Turnê de despedida de Elton John bate recorde de maior bilheteria de todos os tempos

O cantor explicou que a doença o deixou com visão parcial em um dos olhos. (Foto: Divulgação)

A turnê de despidida de Elton John se tornou a primeira da história a quebrar a barreira dos US$ 800 milhões de faturamento. Desde 2018 rodando o mundo, com uma pausa durante a pandemia, a “Farewell Yellow Brick Road Tour” já teve 278 shows na América do Norte, Europa e Oceania e tem previsão de prosseguir, pelo menos, até julho deste ano. Ainda não se sabe se o lendário pianista virá também à América do Sul. Sua última visita ao Brasil foi em 2017.

Até aqui, o recordista em faturamento era um cantor bem mais jovem, que também gosta de fazer muitos shows e, coincidentemente, é bastante amigo de Elton. A “÷ Tour”, de Ed Sheeran terminou a sua trajetória com US$ 776.4 milhões de dólares em venda de ingressos após 260 concertos entre 2017 e 2019. Antes, a marca de maior bilheteria de uma turnê era do U2, com “The 360° Tour”.

Inicialmente, a “Farewell Yellow Brick Road” previa cerca de 300 shows pelo mundo. Em 2018, numa coletiva em Nova York, Elton John anunciou que se aposentaria dos palcos definitivamente para cuidar dos filhos — ele é pai de Zachary (de 11 anos) e Elijah (de 9), frutos de seu casamento com o diretor de cinema canadense David Furnish.

À época do anúncio, Elton John afirmou que gostaria de continuar produzindo, compondo e gravando discos. “Não quero deixar a cena com um gemido, mas com uma grande explosão”, prometeu o cantor. “Espero ser criativo até a morte.”

Último show

O lendário cantor e compositor anunciou que seu último show no Reino Unido, sua terra natal, será no Glastonbury no dia 25 de junho de 2023. O festival, um dos principais do planeta, vai acontecer entre 21 e 25 de junho do ano que vem, e Elton foi justamente a primeira atração confirmada.

Em um comunicado, o cantor chamou o evento de “maior festival do mundo” e agradeceu aos compatriotas que o apoiaram ao longo de toda a carreira:

“Eu não poderia estar mais animado por ser a atração principal do palco Pyramid do Glastonbury. Com o fim da turnê Farewell Yellow Brick Road se aproximando, não havia maneira mais adequada de dizer adeus aos meus fãs britânicos. Eles foram brilhantes e me apoiaram nos altos e baixos da minha carreira. Mal posso esperar para entrar no espírito do maior festival do mundo”.

Documentário

Em novembro, Elton John realizou seu último show nos Estados Unidos no Dodger Stadium, em Los Angeles, que teve participações de Dua Lipa e Brandi Carlile. A performance foi transmitida ao vivo no Disney+, que também está produzindo um documentário sobre a turnê.

A turnê Farewell Yellow Brick Road começou em 2018, foi interrompida por causa da pandemia e retomada este ano. Os shows vão passar por várias partes da Oceania e da Europa no primeiro semestre de 2023, e a última data marcada é em Estocolmo, na Suécia, no dia 8 de julho.

Sair da versão mobile