Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de julho de 2022
A saída de produtos agrícolas da Ucrânia tem gerado uma série de negociações com a participação da própria Turquia e até das Nações Unidas.
Foto: ReproduçãoAs autoridades aduaneiras da Turquia bloquearam um navio de bandeira russa que transportava grãos entre os portos de Berdyansk, na Ucrânia, e Karasu, na Turquia, informou o embaixador de Kiev no país, Vasyl Bodnar, neste domingo (3). O porto ucraniano está sob controle de tropas russas.
“Nós temos uma plena cooperação [com Ancara]. O navio está parado na entrada do porto e foi detido pelas autoridades portuárias”, disse Bodnar em uma entrevista repercutida pela mídia ucraniana.
O sequestro da embarcação ocorreu após um pedido formal de Kiev à Turquia. Mas, as autoridades turcas ainda não se manifestaram.
Os ucranianos acusam os russos de estarem roubando a produção de grãos no sul do país e exportando como se fossem seus, mas Moscou sempre negou a informação.
A saída de produtos agrícolas da Ucrânia tem gerado uma série de negociações com a participação da própria Turquia e até das Nações Unidas por conta dos problemas causados para a segurança alimentar de todo o mundo.
O país era um dos maiores produtores e exportadores antes da guerra e agora não tem mais o controle de nenhum de seus portos para escoar a produção.