Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de março de 2016
O autor do atentado suicida de sábado (19) em Istambul é um turco nascido em 1992 e vinculado ao grupo EI (Estado Islâmico), anunciou neste domingo (20) o ministro do Interior Efkan Ala. “O autor foi identificado. Tem vínculos com a organização terrorista Daesh (Estado Islâmico em árabe)”, afirmou Ala.
O autor do atentado se chama Mehmet Ozturk, acrescentou o ministro, que também anunciou a prisão de cinco suspeitos. O atentado aconteceu em uma zona comercial do centro de Istambul e deixou ao menos quatro mortos e 36 feridos, e foi o mais recente ataque da série sem precedentes que sacode a Turquia desde o verão (hemisfério norte).
Seis dias depois de outro atentado reivindicado por um grupo curdo que matou 35 pessoas em Ancara, um suicida se explodiu na grande rua de pedestres Istiklal, na parte europeia de Istambul, pela qual passam diariamente centenas de milhares de pessoas e vários turistas.
O último balanço oficial indica quatro mortos – três israelenses e um iraniano – e 36 feridos, entre eles outros israelenses, dois irlandeses, um islandês, um iraniano, um alemão e um cidadão de Dubai.
O atentado não foi reivindicado, mas a imprensa próxima ao governo turco havia identificado num primeiro momento o autor como Savas Yildiz, um turco apresentado como combatente do grupo Estado Islâmico, embora esta informação não fosse confirmada por uma fonte oficial. (AG)