Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de julho de 2017
O Brasil registrou uma diminuição de 262.565 assinantes de TV paga entre maio de 2016 e o mesmo mês de 2017. Os números divulgados hoje (24) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontam uma redução de 1,39%: na época, o País somava 18.905.098 de assinantes e em maio deste ano foram registrados 18.642.533.
Na comparação mensal, abril e maio de 2017, a Anatel registrou uma diminuição de 136.787 assinantes (-0,73 %). A redução foi registrada em todas as modalidades de TV por assinatura oferecidas, sendo a maior queda da tecnologia micro-ondas (-3,51 %). As assinaturas dos clientes de satélite aparecem logo em seguida com (-0,76 %) . Depois vem fibra ótica (-0,73 %) e TV a cabo (-0,69).
Os dados também mostram que quase todos os Estados brasileiros apresentaram redução no número de assinantes de TV paga. As exceções são Maranhão, que apresentou um crescimento de 0,45%, Piauí, com alta de 0,41%, Rio Grande do Sul, com 0,08%, e Tocantins, com 0,01%.
No entanto, na comparação entre maio deste ano e maio de 2016, Piauí lidera o crescimento do número de assinantes, com alta de 9,14 %. Na sequência aparecem Maranhão (+7,68%), Rio Grande do Norte (+5,21%) e Pará (+4,84%).
Insatisfação
Os clientes de serviços de TV por assinatura estão insatisfeitos e alguns deles chegaram a cancelar seus planos de televisão fechada para ficar só com os filmes e séries da Netflix. É isso que indica o relatório Telecom da CVA Solutions, que ouviu mais de 7 mil pessoas em todo o Brasil, no último mês de maio.
O preço praticado pelas operadoras de TV paga foi apontado como principal razão de reclamações e é o que motiva o corte do serviço. Fora isso, também aparecem como desejos dos consumidores a possibilidade de ver o que quiser sem horários pré-determinados e em qualquer dispositivos, seja TV, tablet, computador ou celular.
A nota de satisfação atribuída pelos entrevistados às TVs por assinatura é inferior à dada para a Netflix: 7,17 e 8,55, respectivamente.
Processo
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou que instaurou processo administrativo contra Sky, Oi e Claro por causa da retirada de SBT, Record e RedeTV! de seus pacotes. O processo foi instaurado em 5 de junho.
Segundo nota divulgada pelo DPDC, o órgão vai apurar “possíveis ofensas aos direitos dos consumidores”, já que as operadoras não ofereceram desconto nas assinaturas de seus clientes após a retirada dos três canais, “comportamento que, em tese, pode violar o disposto nos artigos 4º, caput, incisos I e III; 6º incisos III, IV e V; 20, 30, 46, 47, bem como os incisos II, IV, XIII do artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor”.
Caso seja comprovada infração por parte das operadoras, elas poderão ser punidas de acordo com o disposto no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa de até 9 milhões de reais, dependendo da gravidade das lesões aos consumidores.