Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de julho de 2024
“Twisters” surpreendeu o mercado cinematográfico ao virar um “furacão” nas bilheterias, com US$ 80,5 milhões arrecadados na América do Norte. O filme, que estreou em 4.151 cinemas na última sexta-feira (19), superou as expectativas e virou a maior abertura de um filme de desastre natural em todos os tempos. O recorde anterior era de “O Dia Depois de Amanhã” (2004), de Roland Emmerich, que arrecadou US$ 68,44 milhões.
Inicialmente, as previsões para a coprodução da Universal e Warner Bros. variavam entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões nos Estados Unidos e Canadá, mas o filme ultrapassou todas as expectativas, batendo até mesmo “Godzilla e Kong: O Novo Império” (US$ 80 milhões). A forte abertura de “Twisters” ajudou a compensar as comparações difíceis com o mesmo fim de semana do ano passado, quando “Barbie” e “Oppenheimer” estrearam e criaram o efeito “Barbenheimer”.
O lançamento chega 28 anos após “Twister” (1996), que inovou ao combinar efeitos visuais e práticos para apresentar tornados no cinema. O longa original dos anos 1990, estrelado por Bill Paxton e Helen Hunt, arrecadou US$ 41 milhões em seu fim de semana de estreia e US$ 494,5 milhões globalmente.
Dirigido por Lee Isaac Chung (indicado ao Oscar pelo drama “Minari”) e estrelado por Glen Powell (“Top Gun: Maverick”) e Daisy Edgar-Jones (“Um Lugar Bem Longe Daqui”), o filme agradou público e crítica, atingindo 78% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma classificação A- no CinemaScore.
Chung filmou “Twisters” em Oklahoma, e o filme teve maior sucesso justamente no Estado e nas regiões que costumam ser afetadas por tornados. Entretanto, seu desempenho no exterior foi mais modesto, com US$ 27,1 milhões em 76 mercados no fim de semana. Ao todo, o filme soma US$ 42,7 milhões em 11 dias de exibição fora dos EUA. Os maiores sucessos internacionais foram na América Latina, Austrália e Reino Unido, mas o filme não teve bom desempenho na China, com apenas US$ 1,5 milhão.
Com um orçamento de US$ 155 milhões, o total global da produção é de US$ 132,2 milhões até o domingo (21).
Outros destaques
Em 2º lugar, “Meu Malvado Favorito 4”, da Universal e Illumination, fez US$ 23,8 milhões, somando US$ 159,5 milhões na América do Norte. No exterior, arrecadou mais US$ 52 milhões em 79 mercados, chegando na marca de US$ 574,4 milhões globalmente. A franquia “Meu Malvado Favorito/Minions” se tornou a primeira da animação a ultrapassar US$ 5 bilhões em bilheteria global.
“Divertida Mente 2”, da Pixar e Disney, também continua forte em sua sexta semana em cartaz, arrecadando US$ 12,8 milhões e se aproximando da marca de US$ 600 milhões… só na América do Norte. Globalmente, o filme está a poucos “centavos” de superar “Frozen II”, a segunda maior bilheteria da animação em todos os tempos, com US$ 1,451 bilhão em vendas de ingressos.
O terror “Longlegs – Vínculo Mortal” manteve seu apelo em 3º lugar, com US$ 11,7 milhões e caindo apenas 47% em sua segunda semana. Sucesso absoluto, o longa da produtora independente Neon já atingiu US$ 44,7 milhões nos cinemas norte-americanos contra um orçamento de menos de US$ 10 milhões. Infelizmente, o lançamento no Brasil vai demorar ainda mais de um mês. Ele está programado para chegar no País apenas em 29 de agosto.
“Um Lugar Silencioso: Dia Um” fecha o Top 5 com US$ 6,1 milhões em sua quarta semana, totalizando US$ 127,6 milhões domésticos e US$ 241,4 milhões mundiais.
Com isso, a comédia romântica “Como Vender Lua”, estrelada por Scarlett Johansson, caiu para o 6º lugar com apenas US$ 3,3 milhões, após 65% do público em seu segundo fim de semana. Em cartaz há 10 dias, a produção da Apple totaliza US$ 16,4 milhões no mercado doméstico e US$ 30,7 milhões em todo o mundo.