Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2021
O Twitter em breve vai sinalizar os perfis que são robôs programados para publicar com frequência na rede social. A marcação ocorrerá por meio de uma etiqueta, que será exibida no perfil.
Os testes foram confirmados pelo perfil de suporte da plataforma e começaram a valer já na última quinta-feira (9), embora a sinalização não esteja visível em todas as regiões ou idiomas — apenas cerca de 500 desenvolvedores foram contemplados inicialmente com a novidade.
Por motivos de transparência, a informação colocada na descrição de cada conta mostra ainda quem é a responsável por cuidar das publicações.
O objetivo da adição é garantir transparência para o usuário não confundir contas pessoais ou empresariais com esses robôs, que fazem publicações automatizadas baseadas em configurações agendadas ou pedidos no sistema. O selo vale para perfis de previsão do tempo, publicação de notícias, download automático de vídeos e outras contas.
Vale ressaltar que os “robôs” contemplados com a identificação oficial da rede não são os bots utilizados para envio de mensagens falsas em massa ou que simulam pessoas reais para disseminar hashtags, por exemplo.
O algoritmo do Instagram é o responsável por decidir os posts mais relevante para mostrar no seu feed, conforme os seus gostos e preferências. No entanto, isso pode estar prestes a mudar. O site WABetaInfo divulgou um novo recurso que está sendo testado na rede social: Favoritos.
Identificado pelo desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi, a ferramenta permite que o usuário marque como “favoritos” contas que teriam seus conteúdos priorizados na ordem do feed e stories. Segundo Paluzzi, os “favoritados” não serão notificados ao serem adicionados ou retirados da lista de alguém.
Diferente do recurso “Melhores Amigos”, onde você pode publicar conteúdos exclusivos para uma lista de seguidores selecionada, a nova ferramenta mudará o que o feed mostra primeiro, conforme as suas contas favoritas na rede.
Segundo Paluzzi, o recurso está em desenvolvimento e ainda não possui data para lançamento. Outras funções devem chegar em breve na rede social, como o famoso link do “arrasta para cima” — que está gradualmente mudando para figurinhas nos stories.
Outras novidades que podem chegar em breve são a opção de curtir stories e a nova busca, atualmente testada em aparelhos Android, que apresentará imagens e vídeos no resultado da pesquisa.