A Ucrânia planeja usar mais de US$ 460 milhões em ativos confiscados de bancos russos para reconstruir o país e compensar os ucranianos, disse o primeiro-ministro do país, Denys Shmyhal, em uma conferência em Lviv neste sábado (04).
Em um post no Facebook sobre a conferência, Shmyhal disse que a Ucrânia está desenvolvendo procedimentos para usar os bens confiscados para ajudar os cidadãos ucranianos e suas comunidades a se recuperarem após a invasão russa.
O governo está trabalhando com aliados para desenvolver um sistema baseado em um tratado internacional, que ajudará a decidir como emitir reparações aos ucranianos. O sistema incluirá um registro internacional das perdas da guerra, uma comissão para considerar os pedidos de indenização e um fundo com o qual a indenização será paga.
O primeiro-ministro também disse no sábado que a Ucrânia está usando bilhões de dólares em assistência dos Estados Unidos e da União Europeia para restaurar rapidamente a infraestrutura de energia danificada do país e outros setores em dificuldades.
Kiev espera que a ajuda adicional venha da Noruega e do Japão.