Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2025
Comentário veio após ligação entre Donald Trump e Vladmir Putin nesta semana
Foto: ReproduçãoO presidente Volodymyr Zelensky disse neste sábado (15) que a Ucrânia nunca aceitaria nenhum acordo de paz feito pelas suas costas ou sem o envolvimento de Kiev – uma mensagem implícita ao presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto ele se esforça para acabar com a guerra com a Rússia.
Em um discurso na Conferência de Segurança de Munique, Zelensky também pediu à Europa que criasse as próprias forças armadas, instando os líderes do continente a decidirem o próprio futuro e afirmando que as forças armadas da Ucrânia sozinhas não eram suficientes para sua segurança.
“A Ucrânia nunca aceitará acordos feitos pelas nossas costas sem nosso envolvimento. E a mesma regra deve se aplicar a toda a Europa”, declarou ele. A fala do presidente ucraniano veio depois que Trump fez uma ligação telefônica com o presidente russo Vladimir Putin esta semana.
Esta foi a primeira chamada entre os líderes dos EUA e da Rússia desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. O americano informou que ele e Putin esperavam se encontrar no futuro, provavelmente na Arábia Saudita.
A Ucrânia falou repetidamente que quer se unir aos Estados Unidos e à Europa para elaborar uma estratégia conjunta antes de qualquer reunião Trump-Putin. A administração dos EUA até agora deixou a impressão entre alguns aliados europeus de que estava fazendo concessões a Putin às custas de Kiec antes do início de qualquer negociação, embora comentários de algumas das principais autoridades americanas tenham gerado confusão.
Zelensky previu que o Kremlin tentaria persuadir o presidente americano a comparecer às comemorações do dia 9 de maio da Rússia em Moscou, quando marca a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial com um desfile militar anual pela Praça Vermelha.