Ícone do site Jornal O Sul

Últimos dias de atrações do 11° Festival Palco Giratório Sesc/POA

Foto: divulgação

O 11º Festival Palco Giratório Sesc, que teve início no dia 4 maio, chega a sua última semana com atrações de seis Estados diferentes. O público pode prestigiar até quarta-feira (25) espetáculos de dança, música, teatro adulto e infantil, intervenções artísticas na rua e circo que estão na agenda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2071. Confira a programação completa em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Neste sábado (21), o Festival terá quatro apresentações: “WWW para Freedom”, da Barracão Teatro (SP); “Leonce e Lena”, do Teatro Máquina (CE); “Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia (RJ); e “Concentração”, da diretora Ana Paula Zanandréa (RS).

No domingo (22), um dos destaques fica para a montagem do grupo Teatro Máquina (CE), “Diga Que Você Está de Acordo! Máquina Fatzer”, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). O espetáculo mostra a história de quatro soldados que se veem confinados numa casa, à espera de uma possível revolução. Em meio ao conflito e às condições sigilosas de refugiados, o grupo tenta chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. A montagem parte de fragmentos escrito por Brecht entre 1926 e 1931.

O Teatro Máquina (CE), sobe ao palco do Teatro do Sesc novamente, na segunda-feira (23/05), com o espetáculo voltado para infância e juventude “João Botão”. Numa livre adaptação do romance de Michael Ende, o grupo recria a situação-motivo, ambientada numa pequena ilha inventada. Os quatro habitantes de Pequeno se veem diante de uma grande novidade: a chegada de um bebê. O espaço é pequeno demais para mais um e todos precisam se entender para tentar resolver esse problema.

Na terça e quarta-feira (24 e 25), atrações de São Paulo, Mato Grosso e Brasília (DF) tomam conta de diversos locais de Porto Alegre. O Barracão Teatro (SP) apresenta a peça “Circo do Só Eu”, que conta a história do majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, que aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais.

O Coletivo Irmãos Guimarães (DF) apresenta uma adaptação radical para uma das narrativas mais conhecidas de Shakespeare. Em “Hamlet – Processo de Revelação”, o próprio dramaturgo, Emanuel Aragão, tenta reconstruir um diálogo direto e aberto com a plateia. Em uma troca constante com a “performance art”, o espetáculo busca a concretização cênica do percurso trágico da personagem: uma junção da dimensão do performer à do príncipe da Dinamarca.

Para encerrar a programação do 11º Festival Palco Giratório Sesc, a Cia. Tijolo (SP) traz o espetáculo “Cantata Para Um Bastidor de Utopias” ao Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230). A peça musical é baseada na história de Mariana Pineda, enforcada aos 26 anos na Espanha, e se mescla a fatos da ditadura Militar Brasileira. A criação teve auxílio de intelectuais como Frei Betto. Nos idos de 1925, o espanhol Federico Garcia Lorca exaltou, em poemas e canções, a vida de Mariana Pineda, jovem heroína que desafiou o autoritarismo monárquico bordando uma bandeira aos liberais; pagou com a própria vida por tal ousadia.

Os ingressos para os espetáculos são limitados e estão disponíveis a partir de R$ 10, no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), de segunda a sexta, das 8h às 19h45 e até 15h para a apresentação do dia. Sábados, das 8h às 13h. Ingressos para apresentação do dia: após 15h e com disponibilidade ocorre no local de cada apresentação uma hora antes do início do espetáculo.

Sair da versão mobile