A consulta pública para a concessão dos abrigos de ônibus de Porto Alegre está disponível até o dia 31 no site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE). O contrato prevê a exploração publicitária dos equipamentos como contrapartida da prefeitura ao parceiro privado, modelo já utilizado na licitação dos relógios, concluída em janeiro, e das placas de rua, em fase de recursos. O critério de julgamento será a oferta de no mínimo 921 e, no máximo, 4.822 estruturas.
Para participar da consulta com sugestões e opiniões que levem ao aprimoramento do projeto, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, preencher o formulário disponível e enviá-lo para o e-mail: concessaoabrigos@portoalegre.rs.gov.br.
A concessão
A concessão está prevista para um período de 20 anos. Os equipamentos deverão ter de três a quatro faces para publicidade, além de totens separados dos abrigos. Também prevêem painéis em LED informando a próxima chegada, posição para cadeirantes nos assentos, tomadas USB e prateleiras de livros para o programa da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de trocas e doação de obras. O prazo máximo para a instalação de todos os abrigos será de seis anos e o modelo conceitual está sendo elaborado pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC).