Com inscrições abertas para sua terceira edição até domingo (14), o Braskem Labs já mostra resultados consistentes no fomento a empreendedores de todo o país, seja no desenvolvimento de capacidades de gestão empresarial ou na geração de negócios e novas oportunidades para os participantes. Segundo pesquisa realizada pela Braskem, 100% dos participantes da edição de 2016 afirmaram que o programa contribuiu para o seu crescimento como empreendedor.
Os benefícios do programa para empreendedores vão além das mentorias, já que sua chancela abre portas em negociações e facilita o acesso a outras empresas. Quatro dos projetos participantes da edição de 2016 receberam investimentos de terceiros ao longo do mesmo ano e outros quatro também esperam receber aportes em breve. Graças à iniciativa foram estabelecidas 48 relações de negócio relevantes para os 12 empreendedores – sendo que, para metade deles, o Braskem Labs gerou negócios efetivos.
“Quando começamos o Braskem Labs nos sentimos muito confrontados com tudo que já tínhamos feito. Isso porque conseguimos detectar as falhas daquilo que não deu certo. Hoje, concluímos que o programa foi muito transformador e, de maneira geral, foi uma “injeção” de maturidade para o nosso negócio”, comenta Onicio Leal Neto, fundador e CEO da Epitrack.
Além do desenvolvimento de seus negócios, duas empresas cocriaram com a Braskem e duas se tornaram fornecedores da petroquímica. “Para a companhia, essa é uma oportunidade única de apoiar negócios com potencial para crescer, além de capacitação que oferecemos, podemos usar o conhecimento dos nossos mentores e o networking da Braskem para abrir novas portas para os participantes”, afirma Luiz Gustavo Ortega, líder de Responsabilidade Social da Braskem.
Um exemplo é a WiseWaste, participante da edição de 2016, que desenvolveu em conjunto com a Braskem uma solução para reciclar embalagens flexíveis (de biscoitos, snacks, rótulos de refrigerantes, entre outros), que antes eram consideradas não recicláveis.
A parceria com a Braskem também abriu portas para a Nanovetores, especializada no uso de nanotecnologia para encapsular ativos cosméticos de alta performance. Durante o processo de mentoria, identificou-se a oportunidade de transpor o ativo cosmético para o mercado têxtil, ampliando assim a área de atuação da empresa.