Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 5 de agosto de 2019
Um adolescente de 17 anos foi detido no domingo (4) por supostamente ter jogado um menino de seis anos do 10º andar da Tate Modern, o museu nacional de arte moderna de Londres. A vítima foi levada de helicóptero para o hospital e está em condição crítica. O suspeito está sendo investigado por tentativa de assassinato. As informações são do jornal Folha de S. Paulo e da revista Veja.
“A vítima de seis anos foi encontrada no teto do quinto andar. Foi atendida no local e levada para o hospital”, afirmou a polícia. “O homem de 17 anos permaneceu com outras pessoas do público no observatório no 10º andar.”
O suspeito foi cercado por sete ou oito pessoas. Quando perguntado por que ele havia jogado o menino sobre a grade, o suspeito respondeu que a culpa era dos serviços sociais, disse a testemunha em uma entrevista por telefone.
Os guardas de segurança a princípio levaram o suspeito ao café, confundindo-o com um parente da vítima, até que alguém gritou que ele era o culpado, disse a testemunha, que não quis ser identificada. Um visitante deu um soco no rosto do suspeito antes que autoridades de segurança levassem o acusado para um banheiro para sua própria proteção, de acordo com a testemunha.
De acordo com a polícia, não há nenhuma indicação de que o agressor conhecia a vítima.
Nesta segunda-feira (5) a criança teve uma leve melhora, mas sua condição continua crítica, informou o jornal britânico Guardian.
Visitantes estão sendo ouvidos pela polícia como testemunhas.
Alguns deles disseram à imprensa britânica que ouviram a mãe da criança gritando “Onde está meu filho? Onde está meu filho?” e que o adolescente permaneceu calmo e não demonstrou emoção nos dez minutos de espera pela chegada da polícia.
A queda foi de uma altura de cerca de 30 metros, segundo o tabloide The Sun.
A Tate Modern ficou fechada para entrada e saída de pessoas por um tempo. A jornalista ucraniana Olga Malchevska, que estava no local com seu filho, disse que ouviu a mulher gritando e correndo em direção à grade do observatório por volta das 14h45 (10h45 pelo horário de Brasília) e que os visitantes ficaram fechados dentro do museu até por volta das 16h.
O museu abriu nesta segunda-feira, mas o observatório do 10º andar está fechado.
A Tate Modern é uma das principais atrações turísticas do Reino Unido e recebeu 5,87 milhões de visitantes em 2018, de acordo com a Association of Leading Visitor Attractions.
No Twitter, o museu publicou mensagem em que confirmava o incidente e informava que a galeria ficaria fechada durante o resto do dia. “Todos os nossos pensamentos estão com a criança e sua família.”