Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de março de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A Operação Lava-Jato não foi neutralizada pelos movimentos recentes do Supremo Tribunal Federal ou de alguns de seus ministros,individualmente. Este recado ficou bem claro ontem, com a prisão do ex-presidente Michel Temer determinada pelo Juiz Marcelo Bretas, da 7a. Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Um arquivo de 40 anos
Michel Temer, que presidiu quatro vezes a Câmara dos Deputados, foi vice-presidente e presidente da República, é um personagem com protagonismo na política nacional nos últimos 40 anos. Quase tudo o que ocorreu na política,especialmente nos seus bastidores,é do conhecimento de Temer.
Núcleo do poder
A prisão do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco, um aliado muito próximo de Michel Temer, baseou-se em denúncias que tentam demonstrar o seu papel relevante na coleta de propinas junto a fornecedores do governo.
Isonomia com Lula
O ex-presidente Michel Temer , foi levado para a Superintendência da Polícia Federal no Rio. O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, aceitou um pedido da defesa de Temer. Embora não tenha condenação alguma, Temer ganha o mesmo tratamento do ex-presidente Lula,que cumpre pena em sala da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Eliseu Padilha em Porto Alegre
Eliseu Padilha,ex- ministro da Casa Civil, com 73 anos, se recupera de um grave problema de saúde. Ele submeteu-se em janeiro, a um autotransplante de medula no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, extraindo um mieloma múltiplo. Padilha,que reside em Porto Alegre,onde se recupera,soube pelo noticiário,da prisão de Michel Temer e Moreira Franco.
Efeitos colaterais
A impetuosidade da Operação Lava-Jato atingiu outros alvos. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia,casado com uma enteada do ex-ministro Moreira Franco, cancelou sua agenda de ontem em Brasília.
O “Botafogo”
Rodrigo Maia é apontado como “Botafogo” em uma planilha de propinas da Construtora Odebrecht.
Verdade revisitada
O chefe da Casa Civil da presidência da República, Onyx Lorenzoni incomodou alguns políticos de esquerda do Chile,ao lembrar ontem, em entrevista à Rádio Gaucha de Porto Alegre, o fato histórico de que foi no governo de Augusto Pinochet, que se fixaram as bases da politica econômica que salvou aquele país:
– No período Pinochet, o Chile teve que dar um banho de sangue. Triste, o sangue lavou as ruas do Chile, mas as bases macroeconômicas fixadas naquele governo, já passaram oito governos de esquerda e nenhum mexeu nas bases colocadas no Chile no governo Pinochet.
Mourão em Porto Alegre
O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, na condição de Presidente da República em exercício, Participa hoje na capital gaúcha, do Painel “Destinos de uma Nação – Foco na Segurança Pública”, no Teatro do SESI, na sede da Federação das Indústrias. Antes, Mourão participa de um encontro com o governador gaúcho Eduardo Leite, no Palácio Piratini.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.