Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2021
Foi dada a largada para contagem regressiva do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. No dia 21 de novembro, daqui a um mês, mais de 3 milhões de candidatos farão o primeiro dia de provas, respondendo as questões de Linguagens, Ciências Humanas e fazendo a Redação. Muitos alunos chegam a este momento se questionando sobre a melhor estratégia para se dar bem. Segundo professores, o melhor agora é colocar todo o conhecimento em prática. Confira as dicas abaixo.
– Como organizar a rotina de estudos neste último mês? Para quem já vem de uma rotina de estudos diários, vale a pena manter as mesmas horas de dedicação. No entanto, este é o momento de focar em como fazer a prova. Por isso, é importante fazer e refazer questões dos anos anteriores ou que sigam uma linha de raciocínio semelhante à da prova. Separe as questões que você errou, dê uma revisada no conteúdo pedido e refaça a questão uma semana depois para checar se você conseguiu aprender.
Para quem tem dificuldade de concentração e precisa manter muitas horas de estudo, Filipe Araújo, coordenador pedagógico do Colégio e Curso AZ e professor da Plataforma AZ, indica a aplicação do método conhecido como “técnica Pomodoro”: “Ela consiste em dividir os estudos em blocos de 30 minutos. Sendo os primeiros 25 minutos totalmente focados nos estudos e, nos 5 minutos finais, o aluno faz atividades não relacionadas aos estudos como ir ao banheiro, responder a alguma mensagem etc.”
– Rotina saudável: Para que o cérebro funcione bem nos períodos de estudo e no dia da prova do Enem, seu corpo precisa estar descansado e bem alimentado. Tente manter uma alimentação balanceada, sem excessos, bebendo bastante água. Faça alongamentos entre os períodos de estudo e, se possível, pratique também atividades físicas. “Nunca se deve trocar o dia pela noite. Boas horas de sono são essenciais para a aprendizagem”, alerta Caroline Lucena, coordenadora do Ensino Médio e do Pré-Vestibular do Elite Rede de Ensino.
– Em quais matérias focar na reta final? A redação, sem dúvida, deve receber uma atenção a mais neste último mês, já que ela é cobrada no primeiro dia de provas do Enem e pode ter um peso maior dependendo de que curso o aluno queira seguir na faculdade. A indicação é fazer de uma a duas redações por semana, sempre pedindo que um professor corrija o conteúdo para apontar possíveis melhorias no texto. “Como estamos tão próximos, é importante que os alunos façam as redações com mais atenção, tendo cuidado com cada uma das cinco competências. Outro ponto a se destacar é o estudo de Matemática, que é a única disciplina com 100% das questões de uma área de conhecimento do Enem e já teve sua nota máxima maior que 1.000 pontos”, indica Araújo.
Vale focar também nas áreas de conhecimento que são consideradas específicas para o seu curso. Tirar uma boa nota nelas será fundamental para a sua aprovação no Sisu.
– Que estratégias usar para fixar o conteúdo? Post-its, mapas mentais, resumos e fichamentos são recursos que ajudam a fixar um conteúdo que será cobrado na prova do Enem. Para descobrir o que melhor funciona para você, é preciso testar. “Truques são muito pessoais. Cada aluno desenvolve seus ‘métodos’ ao longo de sua trajetória de aprendizagem, mas, se posso sugerir algo, anotar e falar sobre o assunto são boas ações para fixar o conteúdo. Assim, resumos, fichamentos e conversas com colegas sobre uma determinada disciplina podem ajudar muito para reforçar e fixar um ponto específico”, afirma Lucena.
– Quem não estudou muito consegue recuperar algo em um mês? A tarefa é pesada, mas não impossível. O importante é não desistir e se dedicar ao máximo no tempo que resta para o dia da prova do Enem. “Rever a matéria de todo o ensino médio em um mês é difícil, mas você pode focar nas áreas em que se sai melhor e refazer questões sobre elas. Aproveite para dar atenção à redação, pois ela tem um peso muito grande na prova. Acredite em você”, aconselha Amanda Vieira, professora do Colégio Lemos de Castro.
– Como lidar com a ansiedade? Estar ansioso é normal, afinal a prova dá acesso a cursos de diversas universidades. Mas sofrer por antecedência não vai ajudar em nada. Converse com colegas que também farão a prova e divida as suas angústias. Se a preocupação estiver muito pesada, atrapalhando seus estudos ou tirando seu sono, a sugestão é buscar ajuda profissional de um psicólogo.
– Organização para o grande dia: Uma semana antes da prova, pense na roupa que usará no dia do Enem, de preferência com tecidos leves e confortáveis, para evitar distrações na hora do exame. Procure conhecer também o local de prova e veja quanto tempo gastou de deslocamento, para não correr o risco de chegar atrasado no dia e ser eliminado do concurso. No dia anterior ao Enem, compre as canetas pretas (pelo menos três), teste todas e deixe esse material separado junto com outros itens que devem ser levados, como um documento oficial com foto e a máscara. As informações são do jornal Extra.