A rainha Elizabeth II, do alto de seus 94 anos, não fará mais eventos públicos até que se desenvolva uma vacina para a Covid-19. Até lá, estará protegida em alguns de seus endereços oficiais no Reino Unido. Pelo menos três deles, o Castelo de Windsor e os palácios de Buckingham e Holyrood, têm visitas virtuais, que permitem observar detalhes de sua decoração e arquitetura. Todas as opções usam uma ferramenta de exploração espacial de 360 graus e contam com imagens de alta resolução e textos explicativos.
O tour virtual pelo Palácio de Buckingham, em Londres, percorre três ambientes distintos. O mais nobre talvez seja o Salão do Trono, dominado pela cor rosa e muitos detalhes de branco e dourado. O destaque do espaço são os “assentos reais” de Elizabeth II e do príncipe Philip, marcados, respectivamente, com as letras “EIIR” e “P”.
Um detalhe saboroso é o quadro que mostra a monarca acompanhada de seus cachorros Willow, Vulcan, Candy e Holly, pintado em 2013 por ocasião do 60º aniversário do reinado. Já o friso de gesso, na parte mais alta da parede, representa episódios da Guerra das Rosas, no século XV.
Outro espaço visitável é a White Drawing Room, usada também para recepções oficiais com a rainha e repleto de objetos decorativos, como um piano de cauda francês do começo do século XVIII, candelabros e um quadro da rainha Alexandra da Dinamarca, bisavó de Elizabeth II.
O passeio leva também à escadaria principal (Great Staircase), marcada pela grande claraboia no teto, que permite a entrada de luz, iluminando o espaço cheio de retratos de familiares e antepassados da rainha Vitória.
Também é possível visitar o Castelo de Windsor , na cidade homônima, nos arredores da capital. Os três cômodos que se pode admirar em 360 graus são bem diferentes. A Waterloo Chamber é uma grande sala de reuniões, com as paredes cobertas de retratos de heróis das guerras contra Napoleão. Na Crimson Drawing Room, o destaque é o quadro da rainha-mãe. Por fim, o St. George’s Hall pode ser visto preparado para um grande banquete de estado, ornado com candelabros de ouro maciço de 85 quilos cada um.
O endereço real mais famoso na Escócia é o Castelo de Balmoral, isolado refúgio no Norte do país, perto de Aberdeen. Mas a monarca tem uma opção mais urbana, o Palácio de Holyrood, em Edimburgo. O tour leva a três cômodos: a escadaria de acesso, o Morning Drawing Room (uma das tantas salas de estar) e a King’s Bedchamber, o quarto usado pelos antigos reis escoceses, que tinham no castelo sua residência oficial. Em todos eles, chama a atenção a coleção de tapeçaria, com peças que remontam ao século XVI, e também a de quadros e afrescos.