Um piloto da companhia aérea British Airways foi retirado da cabine de um avião e algemado pela polícia britânica na última quinta-feira. A suspeita das autoridades é de embriaguez. Uma investigação foi aberta para apurar se o homem consumiu bebida alcoólica antes de entrar na aeronave.
De acordo com a polícia de Sussex, cidade a 47 quilômetros ao Sul de Londres, o piloto é um homem de 49 anos “suspeito de desempenhar sua função em nível alcoólico superior ao limite prescrito”.
Os oficiais foram comunicadas pelos próprios funcionários da British Airways, que, preocupados, chamaram a polícia antes que a aeronave deixasse o Aeroporto Internacional Gatwick em direção a Maurício, uma ilha no Oceânico Índico a 2 mil km da costa africana.
Em razão do incidente, o avião partiu com três horas de atraso. O Boeing 777 deveria deixar o Terminal Sul às 20h20min, mas isso só aconteceu por volta das 23h. A aeronave só decolou depois que o piloto supostamente bêbado foi retirado do cockpit algemado e outro tripulante se juntou ao voo.
No sábado, a companhia aérea expediu um comunicado oficial pedindo desculpas pela demora e justificando o atraso: “Levar este assunto extremamente a sério e ajudar a polícia com suas perguntas”, informou. “A aeronave permaneceu no portão até que um terceiro piloto se juntasse à equipe de voo”. O piloto, de West Drayton, na Grande Londres, permanece sob a custódia da polícia de Sussex.
Preços baratos
Companhias aéreas estrangeiras terão permissão para realizar um número limitado de voos fretados entre cidades russas durante a Copa do Mundo, em junho e julho, disse nesta quinta-feira o ministro dos Transportes da Rússia, Maxim Sokolov.
Atualmente, somente grandes companhias aéreas estrangeiras têm permissão para voar dentro da Rússia e de/para o país, em rotas definidas pelo ministério. Sokolov disse que companhias aéreas estrangeiras irão realizar voos dentro da Rússia para “aliviar o pico do tráfego” somente quando companhias domésticas não puderem levar passageiros com um preço comparável, no mesmo horário e sob os mesmos termos, para os mesmos destinos. Segundo ele, entre 3 milhões e 5 milhões de torcedores irão viajar durante a Copa do Mundo, que será realizada em 11 cidades, de Kaliningrado, no oeste do país, a Ecaterimburgo, a 2.500 quilômetros de distância no leste, e Sochi, no Mar Negro.
Ferrovias russas planejam transportar cerca de 500 mil torcedores de graça em 400 trens durante o torneio. A Aeroflot será a principal companhia aérea e será responsável por cerca de 40 por cento de todos os torcedores viajantes esperados para assistir às 64 partidas que serão disputadas no torneio, que acontece de 14 de junho a 15 de julho.