Ícone do site Jornal O Sul

Um prefeito alemão levou uma facada em um restaurante por apoiar os imigrantes

Hollstein é membro do partido conservador. (Foto: Reprodução)

Andreas Hollstein, prefeito de Altena, cidade no oeste da Alemanha, foi ferido após receber uma facada no pescoço de um homem que protestava contra a política a favor de refugiados do município, informou o governo local na terça-feira (28).

O prefeito foi ferido no pescoço quando estava na frente de um restaurante kebab. O agressor, de 56 anos, visivelmente alcoolizado segundo testemunhas e armado com uma faca de 30 centímetros, perguntou: “Você é o prefeito?”. Então, criticou duramente sua política de acolhida de imigrantes, relatou a imprensa alemã.

Em seguida, agrediu-o, antes de ferir levemente um funcionário do restaurante, que agiu em defesa do prefeito. Com cerca de 18 mil habitantes e com uma política favorável a imigrantes, a cidade acolheu mais refugiados do que lhe cabia, segundo o sistema nacional de distribuição.

O ataque

“Sim, a facada era para mim”, disse Hollstein, membro da CDU (União Democrata Cristã), partido da chanceler federal alemã, Angela Merkel, após receber alta do hospital. “Estou feliz por ainda estar vivo.”

Hollstein contou que entrou no estabelecimento para comprar um lanche para sua esposa doente quando um homem se aproximou e perguntou se ele era o prefeito. “Você está me deixando morrer de sede e traz 200 refugiados para Altena”, disse o agressor, segundo relato de Hollstein. O homem então tirou uma faca de 30 centímetros do bolso e esfaqueou o prefeito no pescoço.

Os serviços de segurança partem do princípio de que esse ataque tem uma motivação política, dadas as palavras pronunciadas pelo agressor”, indicou o ministro-presidente do Estado regional de Renânia do Norte-Westfália, onde aconteceu o ataque, na noite de segunda.

O agressor foi jogado ao chão pelo próprio prefeito e por dois dos donos do quiosque de kebab e imobilizado até a chegada da polícia. Hollstein relatou que podia sentir cheiro de álcool na respiração do homem, mas que este ainda tinha domínio sobre sua força física, acrescentando que ele exigiu ser morto a tiros pelos policiais presentes na cena. O prefeito recebeu tratamento médico para o corte de aproximadamente 15 centímetros.

O agressor, identificado apenas como Werner S., foi descrito por autoridades como “um homem de 56 anos suspeito de ter um motivo xenófobo”. Ralf Eickler, chefe da divisão de homicídios, disse que Werner S. tem um histórico de problemas de saúde mental e foi acusado de lesões corporais em 2013.

Cenário

Mais de um milhão de solicitantes de asilo chegaram à Alemanha desde 2015, após a decisão de Angela Merkel de abrir as portas do país para os refugiados. Essa decisão lhe rendeu críticas e um aumento considerável da presença da extrema direita no Parlamento, após as eleições legislativas de setembro.

O caso de Altena relembra uma agressão parecida contra a prefeita de Colônia, Henriette Reker, em outubro de 2015. Ela foi gravemente ferida por um simpatizante de extrema direita que denunciava a chegada de solicitantes de asilo à cidade.

Nesta terça, a chanceler Angela Merkel condenou o ataque contra Hollstein. “Estou horrorizada com esse ataque a faca”, disse no Twitter, segundo seu porta-voz.

 

Sair da versão mobile