Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2020
Encerrada a investigação sobre os afogamentos que causaram na última semana de 2019 as mortes de dois jovens gaúchos no litoral da Grande Florianópolis (SC), o relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros do Estado vizinho concluiu que não houve falha no socorro às vítimas. Perderam a vida Pitter Deivis Silva, 21 anos, e Kewyn Dias Vaz, 22, em locais diferentes.
O primeiro caso ocorreu quando já passavam das 20h30min do dia 27 de dezembro na praia de Canasvieiras, horário em que as guaritas já estavam sem salva-vidas. Mesmo assim, um profissional que ainda estava no local tentou acudir o rapaz, que foi retirado do mar mas não reagiu às tentativas de reanimação.
Já o segundo incidente foi registrado em Biguaçu, no dia 24. O porto-alegrense Kewyn estava a cerca de 100 metros da areia no balneário de São Miguel quando acabou preso a uma corrente marinha, desparecendo sob a água. Os salva-vidas agiram de forma imediata, mas não conseguiram salvar o banhista, que passava a véspera do Natal na praia e não conhecia as “armadilhas” do trecho.
O Corpo de Bombeiros catarinense admite que a existência de um buraco causado por obra de dragagem de areia no trecho em que ocorreu o afogamento pode ter contribuído para o acidente. De acordo com o comando da corporação, entretanto, não foi isso que causou a morte do jovem.
Como medida de precaução, a praia teve triplicado o efetivo de salva-vidas (agora são 15 pessoas) e a sinalização por meio de placas com avisos, dispostas em um intervalo de aproximadamente 50 metros entre si. Além disso, veículos terrestres (incluindo quadriciclos) e aquáticos estão sendo utilizados para fins de monitoramento da faixa da orla. Os banhistas que permanecem no mar após o horário de fechamento das guaritas estão sendo altertados sobre os riscos de tal atitude.
Outras mortes de gaúchos
Já no que ser refere aos óbitos de outros três veranistas gaúchos em praias catarinenses no mesmo período, as autoridades ainda não divulgaram um documento com as conclusões do trabalho de apuração. As vítimas são um homem, um adolescente e outro adulto, respectivamente nos dias 24, 25 e 27.
O primeiro desses três casos ocorreu no final da tarde da véspera natalina, quando o turista Anderson Francisco de Souza Martins, 51 anos, oriundo da capital gaúcha, morreu na praia de Canasvieiras. No dia seguinte, às 16h30min, um garoto de 17 anos foi vitimado pelo mesmo tipo de incidente em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na presença de familiares.
Por fim, na tarde do dia 27, um rapaz de 25 anos, morador de Novo Hamburgo (Vale do Sinos) morreu afogado na Praia da Ferrugem, em Garopaba, Litoral Sul do Estado vizinho. De acordo com relatos de testemunhas, ele tentava ajudar no resgate a outra vítima de afogamento mas acabou sofrendo um mal súbito, sucumbindo a uma parada cardíaca sofrida quando estava na água.
(Marcello Campos)