Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2025
Compras de fim de ano motivaram a contratação de funcionários temporários nas lojas da Capital
Foto: Agência BrasilA efetivação de funcionários que foram contratados como temporários no comércio de Porto Alegre, no fim do ano passado, chegou a 36,2%, de acordo com um levantamento divulgado pelo Sindilojas (Sindicato dos Lojistas) da Capital.
Em outubro de 2024, a entidade havia feito uma pesquisa com os lojistas sobre a possibilidade de contratação de trabalhadores temporários para atuar no fim do ano, data de maior movimento no comércio varejista. Na ocasião, cerca de 70% dos entrevistados viam como boas as chances de efetivação de funcionários após o período como temporários nas empresas.
Segundo a pesquisa mais recente do Sindilojas, 100% dos entrevistados disseram que estão satisfeitos com o desempenho dos funcionários efetivados. A média de colaboradores que conseguiram migrar do modelo temporário para o regime de trabalho CLT foi de 1,1 funcionário por loja.
“Claro que a gente idealiza números melhores, mas precisamos lidar com a realidade. O varejo precisa qualificar a mão de obra em prol dos lojistas, e o Sindiojas promove diversos cursos de capacitação para entregar qualidade no atendimento. Porém, entendemos que sim, há uma boa perspectiva no horizonte. Por exemplo, todos lojistas que efetivaram, estão 100% satisfeitos com o funcionário contratado”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.