A JetBlue, companhia aérea norte-americana de baixo custo, vai sortear três residentes nos Estados Unidos para ganhar um ano de voos gratuitos com a promoção All You Can Jet. A condição para participar, porém, é desafiadora para os viciados em redes sociais: apagar ou arquivar todas as fotos publicadas no Instagram.
Além de serem residentes legais nos EUA e terem 18 anos ou mais, os participantes da promoção devem esvaziar suas contas no Instagram até 8 de março. Depois, a empresa vai sortear aleatoriamente três sortudos – e um acompanhante para cada – para receber o All You Can Jet Pass. O ticket garante voos gratuitos com a companhia aérea por um ano em qualquer um de seus destinos. A JetBlue voa para estados norte-americanos e, principalmente, para o Caribe e países da América Latina, como México, Colômbia e Equador.
Depois de excluir todas as fotos, os participantes devem seguir mais alguns passos para concluir a inscrição no sorteio. Primeiramente, é preciso escolher uma foto que simbolize suas férias dos sonhos (e mostre um lugar, uma pessoa, um passeio ou uma atividade), personalizá-la em um quadro e completar a frase “All you can …”. Em seguida, é necessário fazer o upload da imagem no site e, para finalizar, deve-se publicar a foto personalizada no Instagram, colocar a frase “All you can” como legenda, incluir a hashtag AllYouCanJetSweepstakes e marcar a JetBlue.
Impostos, taxas de voos e de bagagens não estão incluídos na promoção. Além disso, a definição dos assentos vai depender da disponibilidade: ou seja, os vencedores não podem ser exigentes, porque vão ficar com os últimos lugares. Pode-se supor que os ganhadores da promoção terão de fazer postagens sobre suas viagens para divulgar a companhia aérea, mas um ano de voos gratuitos é um preço justo para pagar por algumas propagandas.
A JetBlue já fez promoções outras vezes, mas a duração do passe de viagens era de 30 dias e o ticket era pago, ou seja, podia ser adquirido por qualquer interessado.
Instagram testa sistema de doação
Já um consolidado meio de negócios, o Instagram busca expandir seus recursos de arrecadação financeira. De acordo com a pesquisadora de aplicativos, Jane Manchun Wong, a empresa já testa uma ferramenta de doação incorporada à função stories da plataforma.
O recurso parece semelhante à vaquinha coletiva do Facebook, que permite captar doações por motivos pessoais ou para caridade. Com a suposta funcionalidade do Instagram, os usuários também poderão pesquisar uma lista de organizações sem fins lucrativos e vinculá-las diretamente ao adesivo de doação nos vídeos e fotos nos Stories.
Em nota à imprensa, o Instagram confirmou que está testando o recurso. “Estamos nos estágios iniciais e trabalhando muito para levar essa experiência à nossa comunidade. O Instagram tem tudo a ver com aproximar o usuário das pessoas e coisas que ele ama. Grande parte disso é mostrar apoio e conscientização para comunidades e causas significativas.”