Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Uma família abriu o caixão durante um velório e cinco acabaram contaminados pelo coronavírus na Bahia

Compartilhe esta notícia:

Novo método vai ampliar testagem em massa e é o primeiro com base no sequenciamento genético do vírus. (Foto: Reprodução)

Cinco pessoas contraíram a covid-19 após a família decidir abrir o caixão durante um velório na cidade de Cairu, na Bahia. A morte foi registrada na última quinta-feira (7) e, como havia suspeita da doença, o caixão saiu lacrado da Santa Casa de Valença. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No entanto, a família resolveu abrir o caixão durante o velório, mesmo com recomendações contrárias da Secretaria Municipal de Saúde de Cairu. O resultado do exame da vítima saiu na última segunda-feira (12) e deu positivo para o novo coronavírus.

Após a confirmação, a prefeitura procurou as 12 pessoas que participaram do velório. Em um primeiro momento, os familiares não quiseram aceitar o diagnóstico. Depois, foram convencidos a também fazerem o exame. Cinco deles testaram positivo.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a prefeitura de Cairu informou que a família da vítima recebeu “todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”.

A prefeitura informou ainda que está monitorando as pessoas próximas à vítima. “Enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social da rede municipal de saúde estão oferecendo todo apoio à família e amigos da vítima. A Secretaria de Saúde lamenta pelo falecimento e deseja conforto aos familiares neste momento difícil”, diz a nota.

Coronavírus na Bahia

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 11 novas mortes de pacientes com coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Sesab (Secretaria de Saúde) no início da noite dessa quarta-feira (13), o Estado totaliza 6.547 pessoas contaminadas com a covid-19, com 236 mortes, 11 a mais do que os números apresentados no última terça.

De acordo com a Sesab, na Bahia, dos 1.194 leitos disponíveis do SUS exclusivos para covid-19, 530 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 496 leitos exclusivos para o coronavírus, 280 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 56,5%. Cabe ressaltar que novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Os casos confirmados estão distribuídos em 183 municípios do Estado, com maior proporção em Salvador (69,71%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes são Ipiaú (2.310,73), Uruçuca (2.114,35), Ilhéus (2.045,25), Itabuna (1.725,89) e Salvador (1.514,09).

ACM Neto

Um chefe de gabinete do prefeito de Salvador, ACM Neto, testou positivo para covid-19 nessa quarta. Kaio Moraes é o segundo auxiliar do gestor da capital baiana a ter diagnóstico positivo para coronavírus nesta semana.

Por conta do teste positivo, toda a equipe do gabinete, bem como ACM Neto, realizou exame para covid-19. O resultado ainda não foi divulgado, e o prefeito comentou sobre o assunto em postagem na internet. O gestor informou também que suspendeu seu expediente no gabinete municipal até o fim desta semana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 100 milhões
Bolsonaro diz que ministro se “equivocou” e reafirma que não mencionou a Polícia Federal durante reunião ministerial
https://www.osul.com.br/uma-familia-abriu-o-caixao-durante-um-velorio-e-cinco-acabaram-contaminados-pelo-coronavirus-na-bahia/ Uma família abriu o caixão durante um velório e cinco acabaram contaminados pelo coronavírus na Bahia 2020-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar