Uma série de atividades na Colônia de Pescadores Z-5 da Ilha da Pintada marcou, na manhã deste domingo (07), o lançamento oficial da 239ª edição da Feira do Peixe de Porto Alegre. O evento contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal, em seu terceiro e último dia como prefeita em exercício, devido a viagens de trabalho do titular Nelson Marchezan Júnior e de seu vice, Gustavo Paim.
Além de uma missa em homenagem aos profissionais do segmento, foram realizados concurso de pesca, escolha da rainha da Feira e apresentações musicais. Também não faltou o tradicional almoço com peixe assado na taquara.
“A cada ano, a Colônia Z-5 mostra a sua força de organização e integração, provando a importância de se trabalhar de forma associativa, unindo forças para a busca de soluções”, destacou Mônica Leal. “A Feira do Peixe é um exemplo de que as boas iniciativas e o empreendedorismo desenvolvem e transformam a cidade e as comunidades, pois movimentam a economia e valorizam os produtos locais.”
Segundo a administração municipal, a festa tem por objetivo fomentar a cadeia produtiva da piscicultura, bem como das demais atividades agrícolas desenvolvidas, além de apresentar o potencial do município no setor de comércio, indústria e serviços. Dia 16, acontece a abertura oficial da 239ª Feira do Peixe no Largo Glênio Peres. Simultaneamente, ocorrerão também a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo.
“A Feira do Peixe é o caminho para a integração, parceria, geração de emprego e renda. O evento simboliza o empreendedorismo dos pescadores e constitui um atrativo cultural e turístico que ocorre há mais de dois séculos”, complementou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.
Também marcaram presença o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Reginaldo Pujol (com seus colegas Mauro Zacher e Nelci Tessaro), o deputado estadual Sebastião Melo, o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, Vilmar Coelho, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Articulação Política, Carlos Siegle, o titular do Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar, coronel Oto Eduardo Amorim, e a conselheira do Orçamento Participativo das Ilhas, Liane Farias, além dos pescadores, seus familiares, empresários e população da região.
236 anos de história
O status de mais antigo evento ainda realizado em Porto Alegre se deve ao fato de a Feira do Peixe ter a sua primeira edição realizada em 1780, oito anos após a fundação oficial da cidade, ainda denominada “Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais”.
Hoje, mais de 250 famílias de pescadores se envolvem diretamente na sua realização. Os peixes mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. Na edição de 2018, mais de 700 mil pessoas passaram pelos três pontos de venda e movimentaram cerca de 407 toneladas de pescados – com um valor equivalente a R$ 5,6 milhões.
Desde 2017, o evento é produzido sem recursos públicos. Tudo é bancado pelos próprios feirantes e pescadores da Colônia Z-5, da Appesul (Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul) e atacadistas, com apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
239ª Feira do Peixe de Porto Alegre
– 16 a 19 de abril;
– 8h30min às 20h30min;
– Largo Glênio Peres.
17ª Feira do Peixe Restinga
– 17 a 19 de abril;
– 8h30min às 20h30min;
– Esplanada da Restinga.
8ª Feira do Peixe do Extremo Sul em Belém Novo
– 17 a 19 de abril;
– 8h30min às 20h30min;
– Praça Inácio Antônio da Silva.
(Marcello Campos)