Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2018
Aos 102 anos e 194 dias, a australiana Irene O’Shea estabeleceu um novo recorde mundial e se tornou a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas. O salto aconteceu no dia 7, em Adelaide. Esta, no entanto, não foi a primeira vez que O’Shea saltou. Isso aconteceu no seu aniversário de 100 anos e ela repetiu a experiência uma vez por ano desde então, sempre acompanhada pelo mesmo instrutor, o paramédico Jed Smith.
Desta vez, ela aproveitou a atenção que o recorde atraiu para lançar uma campanha de arrecadação de fundos para a Associação de Doenças Neuromotoras local, já que sua filha morreu vítima de uma doença do tipo, há dez anos.
Em um vídeo divulgado pela empresa que realizou o salto, é possível ver a idosa sorridente entrando no avião, com a ajuda de uma bengala, e recebendo um pouco de oxigênio a bordo. Depois, ela e o instrutor aparecem voando a mais de 200 km/h antes de fazer um pouso suave.
Após a chegada, ela foi recebida e parabenizada por diversos netos e bisnetos que a esperavam no solo. O recorde anterior de pessoa mais velha a saltar de paraquedas era de Bryson William Verdun Hayes, um veterano do Dia D da II Guerra Mundial, que saltou em maio de 2017, quando tinha 101 anos e 38 dias, segundo a Press Association.
“O céu estava claro e fez um dia bom, apesar de ter passado muito frio”, disse Irene à imprensa australiana. A família dela estava presente para apoiá-la, mas nem sempre foi assim.
A neta Emma Skully disse que, inicialmente, a reação foi negar, mas quando descobriram o que estava por trás da ação, deram todo o apoio. Irene tem um filho, cinco netos e 11 bisnetos.
Bebê
Um casal fã de esportes radicais escolheu uma maneira diferente de descobrir o sexo do bebê: o chá de revelação foi realizado no céu. Fernando Siqueroli, técnico em eletrônica, e Élida Siqueroli, professora, grávida de sete meses, reuniram a família no fim de semana em Boituva (SP) para um salto de paraquedas.
Para colocar a ideia em prática, o casal de Itupeva (SP) viajou 120 quilômetros para a revelação no Centro Nacional de Paraquedismo em Boituva (SP) no dia 9. Élida e Fernando estão juntos há 13 anos e casados já oito.
Para o chá revelação, Fernando foi acompanhado por três amigos que resolveram saltar juntos. Apenas os amigos sabiam do sexo da criança. Já o papai descobriu durante o salto a mais de 3 mil metros de altura.
“O esporte está na nossa veia. Nós praticamos esportes e tudo que é de aventura a gente faz, como natação, bike. Agora pular de paraquedas que estava faltando. Ela já pulou, agora foi minha vez e em um momento bem especial. Estava ansioso e bem nervoso”, afirmou Fernando.
Além dos amigos, familiares também estavam presentes com bexigas nas cores azul e rosa. Enquanto Fernando e os amigos se preparavam para o salto, colocando macacão, cintos para segurança e recebendo orientações, a família disputava para apostar sobre o sexo do bebê. A avó paterna, Magali Moreno Siqueroli, acreditava ser menino. Já a avó materna Elizabete Porfiria de Jesus achava que é uma menina.
Foram quinze minutos até o início do salto, e Fernando foi o primeiro a saber o sexo do bebê, quando estava a 3,8 mil metros de altura. Ainda em queda livre, a fumaça rosa tomou conta do céu e a família soube que o tão esperado bebê é uma menina.