Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de janeiro de 2018
A princesa Eugenie, oitava na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, se casará com seu agora noivo Jack Brooksbank, empresário com o qual namora há anos, conforme anúncio oficial do Palácio de Buckingham. A cerimônia está programada para acontecer no outono, (setembro a dezembro no hemisfério Norte), na Capela de Saint George, no castelo de Windsor — mesmo local do casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle.
Segundo informações do duque e da duquesa de York, sua filha mais nova foi pedida em casamento por Brooksbank durante uma viagem à Nicarágua, realizada no início deste ano. O casal se conheceu enquanto esquiavam na Suíça e namoram desde 2010.
Esse será o segundo casamento real a ser realizado este ano, após anúncio de noivado do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle realizado em novembro do último ano, cuja cerimônia acontecerá em maio. Harry, o quinto na linha de sucessão ao trono britânico, é o filho mais novo do príncipe Charles com a princesa de Gales, Diana, falecida há 20 anos.
Por meio de comunicado oficial do Palácio de Buckingham, os avós da princesa Eugenie, a rainha Elizabeth e o príncipe Philip, duque de Edimburgo, manifestaram sua satisfação, ao informarem estar muito contentes e desejarem o melhor para o casal.
A duquesa de York e mãe de Eugenie, Sarah Ferguson, parabenizou a filha e o seu noivo utilizando o Twitter.
“Nós amamos Jack e eu estou muito animada para ter um filho, um irmão e um melhor amigo”, declarou Sarah, afirmando que o anúncio trouxe “total alegria”, em uma série de tuítes.
Ao se casar, Eugenie, de 27 anos, manterá o título real e escolherá se terá o sobrenome do futuro marido. Atualmente, a princesa exerce o cargo de diretora na galeria de arte Hauser and Wirth.
“Estamos completamente felizes e animados”, declararam os pais do noivo, Nicola e George Brooksbank.
A princesa patrocina organizações como a Teenage Cancer Trust, fundação de caridade que presta auxílio a adolescentes e jovens britânicos com câncer, além da European School of Osteopathy, especializada em osteopatia, e do abrigo para animais Elephant Family. Na infância, Eugenie foi diagnosticada com escoliose e aos 12 anos se operou no Hospital Nacional Real de Ortopedia, situado em Stanmore, no condado de Middlesex, no norte de Londres.
Peso da coroa
Durante o ritual de sua coroação, em 2 de junho de 1953, a rainha britânica Elizabeth 2ª diz ter achado “muito incômoda” a coroa imperial encrustada de diamantes que usava.
No documentário The Coronation (A Coroação, em tradução livre), da BBC, ela diz que “não dá para olhar para baixo” com a joia da cabeça.
“Não dá para ler o discurso. É preciso levantar o papel. Se você olhasse para baixo, poderia quebrar o pescoço”, disse ao repórter Alastair Bruce.
A coroa imperial é uma das duas coroas da rainha, e costuma ser usada também em cerimônias de abertura do parlamento.
A monarca também disse que o trajeto de carruagem do palácio de Buckingham até a abadia de Westminster, onde foi realizada a cerimônia foi “horrível”.
“Não foi nada confortável. (A carruagem) não é feita para andarmos nela de verdade”, afirma.
A carruagem de ouro pesa quase quatro toneladas.
“Só conseguíamos andar em velocidade de caminhada. Os cavalos não aguentavam acelerar o passo, porque era muito pesado.”