Ícone do site Jornal O Sul

Uma operação policial prendeu três homens por tentativa de extorsão contra candidato a prefeito em Guaíba

Conforme os investigadores, a vítima foi agredida dentro de casa para que pagasse suposta dívida. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Denúncias sobre prática de tentativa de extorsão (obtenção de vantagem mediante ameaça) levaram a Polícia Civil a deflagrar uma operação especial que resultou na prisão de três homens em Guaíba (Região Carbonífera), nesta quarta-feira (7). Segundo a investigação, eles vinham utilizando de métodos violentos contra um candidato a prefeito para que pagasse uma dívida contraída junto ao grupo.

A ofensiva se concentrou sobre uma casa ligada ao trio. No local, os agentes sob o comando da delegada Karoline Calegari apreenderam pistola, espingarda, munição, algemas, soqueira e um veículo utilizado no crime, além de telefones celulares e dinheiro.

Um dos integrantes do trio possui antecedentes por roubo a banco, latrocínio e outros crimes graves. Já o segundo é fichado por posse irregular de arma-de-fogo e falsificação de documento público.

O terceiro suspeito – que chegou a postar nas redes sociais uma mensagem enaltecendo a extorsão ao político – é proprietário de uma empresa de segurança privada. A Polícia Civil apura se há relação entre o negócio (bem como o uso de sua infraestrutura) e a chantagem à vítima, cujo nome não foi informado.

De acordo com informações fornecidas pela corporação, os relatos de testemunhas apontam que os investigados estiveram recentemente na residência do candidato a prefeito de Guaíba. Em meio a ameaças de morte, eles deixaram um ultimato para que a vítima quitasse uma série de notas promissórias.

O dono da casa argumentou então ao trio que a pendência financeira é indevida e já está sendo discutida em âmbito judicial. Dias depois, assim que o prazo estabelecido pelos criminosos expirou, o suposto devedor recebeu nova visita do grupo, desta vez armado. O político voltou a rejeitar qualquer hipótese de acerto financeiro, sendo então agredido fisicamente, inclusive com coronhadas.

Outro caso de extorsão

Já em Gramado (Serra Gaúcha), uma ofensiva da Polícia Civil resultou na cumprimento de ordens de prisão contra dois homens investigados por tráfico de drogas, associação criminosa e extorsão. A apuração dos crimes apontou que eles não apenas comercializavam entorpecentes na Região das Hortênsias, como também agiam de forma violenta para obrigar consumidores e outros revendedores a pagarem dívidas.

Na casa de um dos suspeitos, próximo a uma escola no bairro Viação Férrea, foram encontradas porções de cocaína e maconha. Já o segundo indivíduo, que mora na Região Metropolitana de Porto Alegre, costumava de deslocar até a cidade para reforçar as ações do grupo. Ele possui antecedentes homicídio e outros crimes graves.

No dia 24 de setembro, outras quatro pessoas (incluindo duas mulheres) já haviam sido presas temporariamente no âmbito da mesma operação.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile