Ícone do site Jornal O Sul

Uma simulação de acidente mobilizará a rede de atendimento de Porto Alegre

A atividade, que envolverá 23 instituições e cerca de 200 pessoas, ocorre das 8h às 14h. (Foto: SINDIHOSPA/Divulgação)

Um simulado de incidente com múltiplas vítimas será realizado neste sábado (1º), no Senac Saúde, na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre. Estudantes, profissionais da área de saúde e de segurança e demais voluntários estarão envolvidos no exercício. A atividade, que envolverá 23 instituições e cerca de 200 pessoas, ocorre das 8h às 14h.

“Nosso objetivo é organizar um plano de respostas capaz de atender um grande número de vítimas no menor tempo possível, com fluxos estudados e planejados”, explica Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), entidade que idealizou a programação.

Na simulação, o teto do teatro desabará durante um evento com 90 participantes. Haverá diversos feridos e um óbito. As vítimas – representadas por estudantes do Senac e da PUCRS – serão triadas, atendidas e transportadas em ambulâncias para os principais hospitais da cidade.

“O treinamento para casos de emergência é crucial para auxiliar na tomada de decisão frente a catástrofes quando os profissionais mais precisam ter pronta-resposta. Além disso, o SAMU hoje conta com renovação de toda a frota de ambulâncias proporcionando melhor atendimento para os pacientes”, destaca Erno Harzheim, secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Graduandos de Medicina da UFRGS, ULBRA e UFCSPA farão o papel de “sombras”, sendo os responsáveis por observar todo o trabalho médico e analisar o atendimento. Acompanharão desde resgate até a chegada aos hospitais, avaliando todo o processo.

Esta é a segunda vez que o SINDIHOSPA organiza um simulado desse tipo. O primeiro foi em 2016, com a reprodução de um acidente entre um ônibus e um automóvel, na esquina da Avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva, envolvendo 34 vítimas.

A diretora do Senac Saúde, Carine Alalan, fala da importância de eventos como este para o aprendizado dos alunos e preparo da comunidade. “Este simulado fomenta o aprendizado, levando para além dos limites da escola atuações práticas e realísticas”, diz.

Instituições participantes: alunos das universidades UFCSPA, UFRGS, ULBRA e PUCRS; alunos dos cursos técnicos do SENAC; BAVBM (Batalhão Aeroviário da Brigada Militar); CGSMU (Coordenadoria Geral do Sistema Municipal das Urgências); Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS; Defesa Civil de Porto Alegre; Ecco Salva; EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre); Hospital Cristo Redentor; Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hospital de Pronto Socorro; Hospital Divina Providência; Hospital Mãe de Deus; Hospital Moinhos de Vento; Hospital São Lucas da PUCRS; IGP (Instituto Geral de Perícias); Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; SENAC Saúde; SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); SOS Unimed; e Transul.

Sair da versão mobile