Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de setembro de 2024
A marca ESR Gear, especializada em produtos Apple com tecnologia MagSafe, publicou no Instagram o unboxing de um iPhone ainda não lançado, o qual se parece muito com os conceitos do iPhone 16 divulgados em vazamentos. O vídeo, postado na quinta-feira, tem a intenção de apresentar a capa de proteção para a nova geração de smartphones da Apple e, no processo, acaba confirmando vários detalhes de design que surgiram em rumores anteriores, como disposição das câmeras traseiras e novo botão capacitivo dedicado para câmera.
Considerando as práticas da Apple – e da indústria em geral –, a unidade em questão não deve ser funcional, mas um “dummy”, amostra enviada para marcas parceiras para a confecção de acessórios adaptados para as dimensões e particularidades do produto final. No entanto, justamente por trazer o projeto preciso, as características físicas mostradas serão, de fato, as do novo iPhone. O iPhone 16 tem lançamento marcado para segunda-feira (9).
O que esperar do iPhone 16?
Mesmo com todo cuidado por parte da Apple, a comunidade entusiasta do iPhone é extremamente atenta aos mínimos detalhes – entre dados de fornecedores, lista de materiais (bill of materials), registro de patentes e assim por diante. Sendo assim, os vazamentos e rumores não apenas são inevitáveis, como já se tornaram uma tradição informal quando os eventos da Apple se aproximam.
No caso específico do iPhone 16, muitas informações do projeto começaram a surgir já em setembro de 2023, após o lançamento do iPhone 15. A primeira delas foi, justamente, o botão dedicado para câmera.
Diferente de botões mecânicos convencionais que “afundam”, o novo botão é capacitivo e identifica diferentes níveis de pressão ao toque do usuário. Por essa razão, a capa de proteção não cobre o botão, que precisa ficar exposto para funcionar, e o recorte mostrado no vídeo da ESR Gear deixa isso bem evidente. Mesmo isso já sendo esperado, a capa de proteção mostrada no vídeo é compatível com sistema MagSafe, para fixar dispositivos de carregamento por indução.
Outra diferença notável no novo modelo é a disposição das câmeras traseiras, não mais em diagonal, mas alinhadas próximas à lateral esquerda do aparelho. Como o aparelho mostrado não deve ser funcional, não é possível ver a tela ligada para saber o tamanho do recorte para a câmera de selfie, mas no iPhone 15 ele já foi bastante reduzido em relação ao padrão adotado entre o iPhone X e o iPhone 14.