Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2022
A Rússia tomou essa decisão devido à “ação terrorista do regime de Kiev com a participação de especialistas britânicos contra a frota do Mar Negro"
Foto: DivulgaçãoA UE (União Europeia) pediu neste domingo (30) que a Rússia reverta sua decisão de suspender o acordo sobre a exportação de grãos dos portos ucranianos, vital para o abastecimento mundial de alimentos.
“A decisão da Rússia põe em risco a principal rota de exportação de grãos necessária para responder à crise alimentar mundial causada pela guerra” na Ucrânia, tuitou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
“A UE insta a Rússia a reverter esta decisão”, acrescentou. A Rússia suspendeu sua participação neste acordo no sábado depois de denunciar um ataque a seus navios na Crimeia e atribuí-lo à Ucrânia e ao Reino Unido.
A Rússia tomou essa decisão devido à “ação terrorista do regime de Kiev com a participação de especialistas britânicos contra a frota do Mar Negro e contra navios civis que fornecem segurança aos corredores de grãos”, segundo o Ministério da Defesa russo.