Terça-feira, 29 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo União Europeia planeja suspender direito a visto para turistas russos

Compartilhe esta notícia:

A medida faz parte de um pacote de retaliações que Bruxelas e países do bloco individualmente têm adotado por conta da invasão da Rússia à Ucrânia. (Foto: Reprodução/Twitter)

A União Europeia planeja suspender o direito a vistos para turistas russos em todos os países do bloco esta semana, segundo reportagem do jornal “Financial Times”.

A suspensão deve acontecer durante um encontro de ministros de Relações Exteriores da UE na terça (30), em Praga, na República Tcheca.

A medida faz parte de um pacote de retaliações que Bruxelas e países do bloco individualmente têm adotado por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Alguns países do bloco já haviam, de forma isolada, cancelado vistos para turistas russos, como a República Tcheca e a Polônia. Desde então, no entanto, eles exigiram que Bruxelas promulgasse uma proibição completa e coletiva.

“Temos que enviar um sinal à população russa de que esta guerra não está bem, não é aceitável”, completou.

Ainda não há consenso sobre medidas adicionais que Bruxelas poderia tomar que reduzam o número de vistos da UE a serem emitidos para russos ou que suspendam totalmente sua emissão, ou sobre propostas como estender qualquer proibição a cidadãos da Bielorrússia, que apoiou a decisão de Putin invasão.

Sanções

Desde a invasão russa da Ucrânia no final de fevereiro, a União Europeia impôs vários pacotes de sanções contra a Rússia, incluindo medidas restritivas específicas (sanções individuais), sanções econômicas e medidas diplomáticas.

O Conselho da União Europeia, o órgão que representa os 27 países-membros, informa que foram impostas sanções contra 1.212 indivíduos e 108 empresas e outras entidades. Os indivíduos incluem o presidente russo, Vladimir Putin, seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e diversos oligarcas do círculo de influência do Kremlin.

Metade das reservas do Banco Central da Rússia foi congelada, os bancos russos foram cortados do sistema de pagamento internacional Swift. As exportações de itens de tecnologia ocidental, aeronáutica, eletrônica e artigos de luxo foram proibidas. Mais de mil empresas ocidentais retiraram-se da Rússia. Além da UE, os EUA, Canadá, Japão, Suíça e Reino Unido também impuseram sanções contra a Rússia.

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, já declarou que as sanções estão atingindo “duramente” a economia russa. “A produção econômica russa está diminuindo em 10%. Eles sofrerão a pior recessão desde o final da Segunda Guerra Mundial”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Jogador suspeito de matar ex-namorada a marteladas fez campanha contra feminicídio
Hora zero da Artemis 1: foguete mais poderoso da Nasa decola nesta segunda
https://www.osul.com.br/uniao-europeia-planeja-suspender-direito-a-visto-para-turistas-russos/ União Europeia planeja suspender direito a visto para turistas russos 2022-08-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar