Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2023
A abertura de postos aos finais de semana integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Foto: Cristine Rochol/PMPAEquipes das unidades de saúde de Porto Alegre, abertas no último final de semana, realizaram mais de 500 consultas, sendo 317 consultas médicas e 219 de enfermagem nos dois dias de atendimento no sábado (29) e domingo (30).
Foram aplicadas 213 doses de vacinas, das quais 107 contra a gripe (Influenza) e 106 para imunização de Covid-19, com a entrega de 514 medicamentos pela secretaria municipal de Saúde (SMS).
Nos últimos finais de semana, observou-se redução na procura por vacinação, o que pode estar relacionado com um inverno de temperaturas amenas.
“A variação de temperatura, com noites mais frias e dias amenos, também pode ocasionar quadros com sintomas respiratórios, por isso a importância da vacinação, especialmente para públicos prioritários, como idosos, crianças e gestantes”, destaca a diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz.
Nove unidades de saúde atenderam a população da capital no sábado (São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Santa Marta, Barão de Bagé, Parque dos Maias, Costa e Silva e Nossa Senhora Aparecida) e três no domingo (São Carlos, José Mauro Ceratti Lopes e Moab Caldas).
Além disso, a Unidade de Saúde Modelo permaneceu aberta exclusivamente para vacinação.
A abertura de postos aos finais de semana integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A ideia é ampliar o acesso, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios e para quem ainda não recebeu doses de vacinas recomendadas, reduzindo a pressão sobre serviços de urgência e emergência.