Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2022
O material apresenta quais são as atuais variantes, sintomas e ações de prevenção.
Foto: Divulgação / UnimedA Unimed Porto Alegre lançou uma cartilha informativa digital sobre as variantes H3N2 do Influenza (gripe), e a Ômicron do SARS-COV-2 (Covid-19). O objetivo é orientar e alertar a sociedade sobre os sintomas e prevenção e integra uma série de iniciativas realizadas pela cooperativa médica desde o início da pandemia que visa a esclarecer sobre o tema. O material completo pode ser acessado pelo link.
Segundo o coordenador do Serviço de Controle e Infecção e Núcleo de Segurança do Paciente da Unimed Porto Alegre, Fabiano Ramos, hoje são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C e no último trimestre, houve um aumento de casos de infecções pelo vírus de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), que possui fácil disseminação e transmissão elevada. Sintomas como febre acima 37,8°C nos primeiros dias, dor de garganta, calafrios, perda de apetite, náuseas e vômito, fadiga, dores no corpo e/ou tosse podem ser gripe. “Já os sintomas da variante Ômicron também podem ser semelhantes à maioria das infecções respiratórias virais, mas observa-se muitos casos de pacientes com sintomas leves e inclusive assintomáticos”, informa.
A cartilha digital ressalta o alto potencial de contaminação da variante Ômicron e reforça as recomendações de se manter o distanciamento físico entre as pessoas; usar máscara bem ajustada e cobrindo o nariz e boca; deixar os ambientes bem arejados; lavar as mãos com frequência; e manter o esquema vacinal completo.
Em caso de suspeita ou algum sintoma, a indicação é priorizar o agendamento de consultas on-line com seu médico de referência ou pelo APP Unimed POA: teleconsulta pelo Meu Médico Online; e consultas presenciais pelo Quero Consulta. Em casos eventuais de sintomas graves, é indicado buscar um serviço de Pronto Atendimento mais próximo.
Sobre a Unimed Porto Alegre
A Unimed Porto Alegre conta com 688 mil beneficiários e 366 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que constitui a maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A cooperativa conta com aproximadamente 6.800 médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui unidade em Guaíba, laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, prontos-atendimentos, Clínicas de Vacinas, Espaços Viver Bem, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.