Sexta-feira, 08 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2024
Consulta regular previne ou diagnostica doenças de forma precoce, garantindo qualidade de vida.
Foto: DivulgaçãoAquela consulta que pode garantir alguns anos a mais com saúde e qualidade de vida. Esse é o objetivo do “check-up”, uma palavrinha em inglês que, na prática, significa a dobradinha entre consulta e exames de rotina para saber se está tudo bem com a gente.
No entanto, com a vida corrida, nem sempre fazemos a pausa necessária para escutar o nosso corpo. Foi pensando nisso que a Unimed Vale do Sinos lançou o serviço de check-up com resultado de exames em até cinco horas. Tudo para que o paciente consiga colocar na agenda o compromisso mais importante que existe, aquele consigo mesmo.
De acordo com o médico de família e comunidade Theo Halpern Faertes, o check-up tem a finalidade de prevenir problemas de saúde e identificar precocemente doenças já existentes no paciente, mas que ainda não causaram sintomas. “Alguns exemplos são a hipertensão arterial sistêmica, que é a famosa pressão alta, o diabetes, o câncer de colo do útero, o câncer de intestino, doenças do coração como o infarto”, detalha.
Médico responsável pelo setor de check-up da Unimed VS, Faertes pontua que quanto antes se percebe que há algo que pode ser feito para melhorar a saúde do paciente, melhor.
“Nós procuramos avaliar a pessoa como um todo, a história clínica, aspectos da vida pessoal, eventuais sintomas, fazemos o exame físico e a partir daí decidimos, muitas vezes junto com o paciente, o que deve ser feito de exames”, detalha.
Oferecido no Hospital Unimed, em Novo Hamburgo, o serviço permite que o paciente faça todos os procedimentos em um turno, sem a necessidade de se deslocar.
QUAL A FREQUÊNCIA?
O médico Theo Halpern Fartes explica que a frequência do check-up depende de muitos fatores. “Como a idade da pessoa, doenças prévias já diagnosticadas anteriormente, doenças em parentes próximos, que chamamos de história familiar”, observa. Ele esclarece que, por isso, a importância de conversar com seu médico ou procurar um serviço especializado.
“QUEM PROCURA ACHA”. SERÁ MESMO?
Para o médio Theo Halpern Faertes, é preciso superar esse mito. Para ele, a reflexão inicial deveria ser se queremos muitos anos de vida saudável pela frente. “A resposta parece óbvia, não? Então por que não procurar um serviço médico de confiança para avaliar a saúde como um todo”, questiona.
Ele explica que os exames são apenas uma parte dessa avaliação. “E muito da criação desse mito vem de exames muitas vezes mal indicados e com resultados mal interpretados, por isso entender o que está sendo feito é fundamental”, observa.
Além disso, ele lembra que fazer consultas de rotina com a frequência indicada pelo médico pode prevenir muitas dessas “surpresas desagradáveis”, como encontrar um problema de saúde que a gente nem sabia que podia ter.
PARA QUE SERVE A ÁREA EXCLUSIVA DE CHECK-UP?
Atua de forma preventiva através de uma revisão das condições de saúde do paciente com o objetivo de propor ações corretivas ou preventivas se necessário.
EXAMES EM 5 HORAS
O paciente irá realizar a consulta clínica, exames laboratoriais e de imagem conforme indicação médica, em um período de no máximo de 5 horas, sem sair do hospital.
DIFERENCIAIS
Atendimento por equipe dedicada e exclusiva, desde o agendamento até a realização dos exames;
Agilidade para a avaliação e a realização de todos os exames em até 5 horas;
Atendimento médico personalizado;
Café da manhã;
Estacionamento;
Planejamento de atitudes preventivas, indicações de fatores de risco e metas a serem atingidas;
Organização e encaminhamento ao especialista se necessário;
O check-up tem foco em clientes particulares e outros convênios através de reembolso.
PLANO PRIME
Os clientes do Plano Prime tem direito a um check-up anual.
Voltar Todas de Dicas de O Sul