Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Maria suspende aulas após surto de rotavírus na comunidade acadêmica

Compartilhe esta notícia:

Vigilância Sanitária conduz investigação sobre água e alimentos dos dois restaurantes da UFSM.

Foto: Carolina Lemos/UFSM
Vigilância Sanitária conduz investigação sobre água e alimentos dos dois restaurantes da UFSM. (Foto: Carolina Lemos/UFSM)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Estado, suspendeu as aulas presenciais nessa segunda (30) e terça-feira, devido a possível surto de rotavírus e gastroenterite na comunidade acadêmica. Conforme a instituição, a Vigilância Sanitária municipal conduz uma investigação sobre as condições da água e dos alimentos nos dois restaurantes do campus – ambos passaram por procedimentos de higienização e desinfecção.

Em nota oficial divulgada no domingo (29) e reiterada nessa segunda, a UFSM atribuiu caráter preventivo à medida: “Essa decisão tem como objetivo permitir a adoção de ações adequadas de proteção e o monitoramento do surto de rotavírus”.

Apesar da suspensão das aulas, os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. A previsão é de que as atividades presenciais sejam retomadas na próxima quarta-feira (2).

Nota da UFSM

“A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que a suspensão das aulas e atividades administrativas presenciais será mantida até o dia 1º de outubro como medida preventiva para evitar a circulação de pessoas no campus.

Essa decisão visa permitir a implementação de medidas de proteção adequadas e o monitoramento do surto de rotavírus. As atividades acadêmicas poderão ser realizadas e recuperadas (respectivamente) de forma remota, utilizando as ferramentas online disponíveis. A previsão de retorno presencial é para quarta-feira (2).

Principais ações

Saúde da Casa: Atenderá prioritariamente casos relacionados a sintomas de rotavírus.

Medidas de limpeza: A gestão está intensificando a limpeza dos banheiros, especialmente no Restaurante Universitário e na Casa do Estudante.

Lanchonetes: as lancherias em funcionamento na UFSM estão sendo notificadas para aumentar as práticas de higiene e dispensar funcionários que apresentarem sintomas.

O funcionamento do Restaurante Universitário (RU) está sob análise. Reforça-se a importância da limpeza frequente das mãos, bem como de banheiros, torneiras e maçanetas, já que o contágio ocorre principalmente por contato.

O estudante que devido aos sintomas não puderam acompanhar atividades e/ou aulas na semana passada, deve procurar sua coordenação de curso para orientações do processo de Regime de Exercícios Domiciliares.

Reforça-se que pessoas sintomáticas não devem se deslocar, permanecendo em casa para evitar a disseminação do vírus. Orienta-se que o deslocamento seja feito prioritariamente para atendimento nos serviços de saúde.

A UFSM está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar de sua comunidade acadêmica e seguirá monitorando a situação.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em Buenos Aires, governo gaúcho firma cooperação turística com província da Argentina
Agência aprova declaração de escassez hídrica no rio Xingu, que pode afetar o setor elétrico
https://www.osul.com.br/universidade-federal-de-santa-maria-suspende-aulas-apos-surto-de-rotavirus-afetar-comunidade-academica/ Universidade Federal de Santa Maria suspende aulas após surto de rotavírus na comunidade acadêmica 2024-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar