Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 2 de outubro de 2017
A Universidade Feevale integra, mais uma vez, o ranking das organizações mais inovadoras da região Sul do Brasil. A premiação do projeto Campeãs da Inovação, uma iniciativa do Grupo Amanhã, acontecerá na tarde desta terça-feira, dia 3, em Joinville (SC). A gerente de Marketing da Feevale, Joelma Maino, representará a Instituição na cerimônia de premiação.
Esta 14ª edição traz dois novos rankings: as campeãs entre as estatais e entidades filantrópicas e entre as instituições de ensino e pesquisa. A Universidade Feevale ocupa a terceira posição entre as instituições mais inovadoras do Sul. Antes estão a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, após, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Instituto Lactec, este do Paraná.
Uma novidade do ranking é o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial, por meio de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. Já o IXL-Center tem foco em práticas de inovação e aceleração de pequenas e médias empresas.
Como é feita a pesquisa:
Inicialmente, as organizações que figuram entre as 500 maiores empresas do Sul recebem uma carta-convite que dá acesso ao questionário. As perguntas, em inglês, têm preenchimento dinâmico, intuitivo e rápido. Em cerca de 30 questões que, em alguns casos, se desdobram em outras, os gestores revelam como a organização trabalhou aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação.
A dimensão de maior peso no estudo é aquela focada nos resultados que a inovação trouxe para os negócios. Os questionários foram processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos. No total, cerca de 200 organizações tiveram acesso ao questionário, que deu origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Sul, além das integrantes das categorias Estatais e Filantrópicas (empresas públicas e entidades filantrópicas) e Ensino e Pesquisa (universidades e centros de pesquisa).