Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de junho de 2015
A exposição “O Suicídio de Meu Pai”, do artista paulista André Penteado, foi inaugurada nesta quinta-feira (11), às 19h30min, na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro. A visitação pode ser realizada até 12 de julho.
As obras que compõem este projeto, criadas a partir de uma experiência vivida pelo próprio autor, exploram os sentimentos surgidos em três momentos distintos do processo de luto: a dor e o choque causados pelo recebimento da notícia, o processo de “despedida”, vivenciado nas semanas posteriores ao enterro e, por fim, os vestígios emocionais desta perda ao longo do tempo.
A mostra é composta por um pequeno livro contendo fotos do velório do pai do fotógrafo, uma escultura em neon criada a partir da assinatura do pai do artista em sua carta de suicídio, um políptico com 52 autorretratos onde o artista veste as roupas de seu pai, um políptico com 36 fotos dos cabides vazios que sobram ao final da criação dos autorretratos, uma montagem com 47 fotos do diário do artista e dois vídeos expostos lado a lado.
A visitação pode ser feita de terças a domingos, das 14h às 19h. A entrada é franca.
Confira fotos da exposição: