Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2020
O imunizante não causou nenhum efeito colateral grave
Foto: Agência BrasilUm dos principais protótipos chineses de vacina contra o novo coronavírus foi considerado seguro e provocou respostas imunológicas em testes iniciais e intermediários com seres humanos, anunciaram pesquisadores.
A potencial vacina, chamada BBIBP-CorV, está sendo desenvolvida pelo Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, uma subsidiária do Grupo Nacional de Biotecnologia da China (CNBG, na sigla em inglês).
A candidata já foi aprovada para um programa emergencial de inoculação na China, destinado a trabalhadores essenciais e a outros grupos limitados de pessoas que enfrentam alto risco de infecção.
Entretanto, só ficará claro se a vacina pode proteger pessoas com segurança da Covid-19, que já matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, no fim da fase 3 de testes, que está atualmente em andamento fora da China.
A BBIBP-CorV é uma das pelo menos dez candidatas a vacina desenvolvidas em todo o mundo a entrarem na fase 3 de testes. Quatro dos projetos são liderados por cientistas chineses, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O imunizante não causou nenhum efeito colateral grave, embora reações suaves ou moderadas, que podem incluir febre e dores no local da injeção, sejam comuns, de acordo com um estudo publicado na The Lancet.