Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Vacina russa Sputnik V contra o coronavírus tem eficácia de 97,6% em estudo no “mundo real”

Compartilhe esta notícia:

Avaliação envolveu 3,8 milhões de pessoas

Foto: Reprodução
O Instituto Gamaleya de Moscou, que criou a vacina russa, deve agora verificar a qualidade do lote. (Foto: Reprodução)

Cientistas russos concluíram que a vacina Sputnik V contra a Covid-19 tem eficácia de 97,6% no “mundo real”, de acordo com uma avaliação envolvendo 3,8 milhões de pessoas.

O anúncio foi feito pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, e o RDIF (Fundo de Investimentos Diretos da Rússia) nesta segunda-feira (19). O estudo no “mundo real” é mais amplo e apresenta evidência científica mais clara e confiável para mudança no padrão de tratamento.

A nova taxa de eficácia é mais alta que a de 91,6%, destacada em resultados de um estudo em grande escala com a Sputnik V, publicado na revista médica The Lancet no início do ano, e é favorável em comparação com dados sobre a eficiência de outras vacinas contra a Covid-19.

Os novos dados correspondem a 3,8 milhões de russos que receberam tanto a primeira dose quanto uma dose de reforço, como parte do programa nacional de vacinação com a Sputnik V.

“Esses dados confirmam que a Sputnik V tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis”, disse Kirill Dmitriev, diretor do fundo soberano RDIF que está apoiando o desenvolvimento do imunizante.

A incidência de infecções foi calculada a partir do trigésimo quinto dia após a primeira aplicação, diz a nota, mostrando uma taxa de incidência de 0,027%. A incidência de infecção entre adultos não vacinados, durante um período considerável após o lançamento do programa de vacinação em massa na Rússia, foi de 1,1%, diz a nota, sem especificar o intervalo de datas utilizado.

Os novos dados serão publicados em uma revista médica no mês que vem. Os dados foram reunidos a partir de uma base de informações mantida pelo Ministério da Saúde do país e que registra pessoas vacinadas, assim como de uma base de dados de pessoas infectadas pela Covid-19 no país, segundo o comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Pandemia do coronavírus faz expectativa de vida da população de São Paulo cair pela primeira vez desde 1940
Bolsonaro veta integralmente projeto que trata adoção como medida excepcional
https://www.osul.com.br/vacina-russa-sputnik-v-contra-o-coronavirus-tem-eficacia-de-976-em-estudo-no-mundo-real/ Vacina russa Sputnik V contra o coronavírus tem eficácia de 97,6% em estudo no “mundo real” 2021-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar