Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de março de 2020
Campanha, com 76 locais para a imunização, começa na segunda-feira (23)
Foto: Robson da Silveira/PMPAA Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira (19) parceria com farmácias da rede privada para aplicação da vacina contra a gripe para os idosos. As doses serão aplicadas exclusivamente em farmácias da rede Panvel, Agafarma e São João espalhadas por toda a cidade.
O objetivo é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavírus. A vacina será oferecida em 76 pontos que terão os endereços divulgados no site da prefeitura e das farmácias parceiras.
A medida servirá para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitam outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19.
A campanha nacional de vacinação contra influenza começa segunda-feira (23), em Porto Alegre. Nesta primeira etapa, os grupos prioritários para imunização são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.
“Reunimos esforços e buscamos a parceria da iniciativa privada para ofertar locais de vacinação que ofereçam menos risco aos idosos, dando mais segurança para pessoas do grupo de risco na busca da imunização contra a gripe”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Junior.
O chefe do Executivo observa que a medida tem o objetivo de reduzir filas nas unidades de saúde da rede pública e com isso evitar o risco de exposição ao coronavírus. Segundo o secretário de saúde, Pablo Stürmer, a vacinação contra gripe ocorrerá somente nas farmácias e irá evitar que se forme aglomerações de idosos misturando-se a pessoas com sintomas.
As vacinas estão sendo distribuídas aos estabelecimentos nesta sexta-feira (20) e estarão disponíveis para a população na segunda-feira (23). A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há necessidade de corrida às farmácias onde haverá vacinação.
A vacina contra influenza não garante proteção contra o coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus que estão na cepa da composição da vacina.
Campanha
Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.
A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.
Em 2018, foram vacinadas 561.049 pessoas dos grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e público em geral em Porto Alegre. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra gripe.
A imunização precisa ser feita todos os anos, porque as cepas da vacina variam anualmente, de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.